Médico chinês em Portugal critica falta de preparação da Europa para a epidemia

4 de Junho 2020

O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, criticou hoje a falta de preparação da Europa para a epidemia da covid-19, considerando que o resto do mundo achava que o novo coronavírus era um problema só da China.

Nos primeiros meses de 2020, “parecia que era um assunto só ligado à China e o resto do mundo não ligou”, porque, “se calhar” tem “uma ideia um pouco errada e pensa que [Pequim] tem um sistema de saúde mais fraco” do que os países ocidentais, disse o médico chinês, em entrevista à agência Lusa.

Licenciado em medicina integrada, que inclui práticas medicinais chinesas e medicina ocidental, Chunming Yan está em Portugal há 15 anos e, no final de janeiro, esteve na China, onde constatou as diferenças nos preparativos para a crise de saúde pública que hoje o mundo enfrenta e que já infetou quase seis milhões de pessoas.

“Consegui ver a reação da China e a reação de Portugal e de facto eu sinto uma grande diferença entre a China e o mundo ocidental”, salientando que Pequim, “mal começou a epidemia, começou a tomar logo medidas muito restritivas”.

“Aqui no mundo ocidental, acho que na fase inicial não se estava a prestar muita atenção” e parecia “que não iria chegar à Europa”, comentou.

E não foi por falta de aviso da China, considerou Chunming Yan, recordando que Pequim fez alertas à Organização Mundial de Saúde após a deteção dos primeiros casos na cidade de Wuhan, ainda em dezembro.

Por outro lado, existem também “diferenças de cultura” e “quando o Governo chinês tomou aquelas medidas restritivas todos os chineses cumpriram as regras”.

“Nós achamos que isso é uma coisa muito importante para a nossa vida e temos de respeitar as regras”, justificando Chunming Yan, fazendo uma comparação os países ocidentais, em particular Portugal.

“Cá primeiro tem de se pensar em liberdade e em pensar o funcionamento do sistema”, pelo que o “Governo teria de tomar medidas com antecedência”, mas Portugal só atuou quando “apareceu o primeiro o caso”.

No entanto, Chunming Yan elogia as políticas em Portugal: “Como habitante deste país, conseguimos perceber as medidas que o Governo está a tomar” no quadro do confinamento e agora na reabertura da sociedade.

“Se calhar Portugal não é o melhor exemplo do mundo, mas fez o que conseguiu e fez um bom trabalho”, considerou, admitindo que, na Ásia, as políticas de saúde pública e a reação das populações são mais ágeis porque há a memória de outras crises epidémicas, como a SARS ou a MERS, dois coronavírus que assolaram a região.

“Desde o início, a China tomou várias medidas muito importantes”, como a construção de “muitos hospitais de campanha” não apenas para receber os “casos infetados, mas também todos os casos suspeitos”. Porque, como se trata de uma “doença infecciosa, este trabalho é muito importante para controlar a fonte de transmissão”.

Pequim “também pediu às pessoas para fazerem quarentena”, uma “maneira para cortar ou interromper a via de transmissão”, salientou Chunming Yan.

Então, “na China logo todas as pessoas começaram a usar máscaras”, uma solução antiga que remonta à Europa, do tempo da Peste Negra.

“Na China ou nos países asiático é assim: quando o governo ou quando os especialistas dizem que se tem de usar nós respeitamos a opinião dos especialistas”, resumiu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 382 mil mortos e infetou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.447 pessoas das 33.261 confirmadas como infetadas, e há 20.079 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights