Empresa cria kit para evitar tocar em portas

7 de Junho 2020

Uma empresa criou um puxador para abrir portas sem uso das mãos, para prevenir a propagação da covid-19, e na próxima semana vão ser instalados mil em hospitais, que pedem mais 4.500 só para a região centro.

O “porteiro” surgiu da vontade dos responsáveis de uma empresa de design e produção, de raízes escandinavas mas que está a instalar-se em Portugal, de contribuir para a luta contra o novo coranavírus, que provoca a doença covid-19, explicou à Lusa a representante da empresa em Portugal, Helena Soares.

Criada a ideia, a produção está a ser feita em Portugal e o “porteiro” pode ser instalado em qualquer tipo de maçaneta, evitando contactos com as mãos, disse a responsável.

O dispositivo, simples e em metal lacado, permite a abertura de portas com os braços e na próxima terça-feira o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), recebe gratuitamente para o Serviço Nacional de Saúde um lote de mil kits com o material para instalar o “porteiro”, que diz a responsável se instala em menos de cinco minutos.

Helena Soares disse à Lusa que o SUCH estimou que só para a zona centro serão necessários pelos menos mais 4.500 e acrescentou que não param de chegar mais pedidos de hospitais.

A representante da empresa salientou que o “porteiro” não é apenas destinado a hospitais e centros de saúde, mas pode ser utilizado em qualquer edifício de utilização múltipla de pessoas, desde restaurantes a lares. Helena Soares disse que no início da próxima semana vão ser instalados os primeiros 10 puxadores de porta mãos livres no Centro Social Paroquial de Colares.

A ação em Colares é simbólica, como será simbólica a colocação de “porteiros” na terça-feira no Hospital de S. José, em Lisboa, depois da entrega dos mil kits ao SUCH.

A empresa, Shaftmodule, projeta, constrói e instala soluções pré-fabricadas para edifícios, mas quis contribuir para o regresso à normalidade em segurança, tanto mais que estão a recomeçar as visitas a hospitais ou lares, salientou Helena Soares à Lusa.

“Se não tocarmos nas maçanetas não propagamos vírus nem germes. Acreditamos que uma aplicação generalizada do ´porteiro´ poderá ajudar na prevenção de um novo surto de covid-19”, disse a responsável.

A representante explicou também que o produto é feito em Portugal, mas que foi concebido por uma equipa finlandesa, e disse que o “porteiro” já está também a ser instalado em outros países, oferecido a entidades não lucrativas, ainda que os responsáveis da empresa admitam no futuro a comercialização.

“Para já o objetivo é ajudar os hospitais, julgamos que pode ter um papel muito importante no aparecimento de um novo surto de covid-19 no outono, e temos tempo para colocar milhares de ´porteiros´”, frisou Helena Soares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights