Pandemia já provocou mais de 400 mil mortos em todo o mundo

7 de Junho 2020

O número de mortes por Covid-19 em todo o mundo ultrapassou a barreira dos 400.000, de acordo com os dados fornecidos hoje pela universidade John Hopkins, nos Estados unidos da América (EUA).

Pouco antes das 10:30 (15:30 em Lisboa) de hoje, o número de mortes em todo o planeta chegou aos 400.243, enquanto o número de infetados superou os 6,9 milhões de pessoas.

De acordo com o centro universitário, os EUA são o país com mais mortes, 109.802, o que representa um terço dos registados mundialmente; seguido do Reino Unido, com 40.548; Brasil, com 35.930; Itália que registou 33.846 desde o início da pandemia e Espanha, com 27.135.

No que diz respeito ao número de infetados, a Universidade Johns Hopkins diz que os cinco países com o número mais elevado são: os EUA, com 1.920.061 contágios; o Brasil (672.846); a Rússia (467.073); o Reino Unido (286.295), e a Índia onde, pelo menos, 247.857, pessoas contraíram o vírus.

Segundo a agência espanhola Efe, os dados divulgados no Brasil chegaram a ser suspensos pela universidade depois de, no sábado, o presidente do Governo brasileiro, Jair Bolsonaro, ter restringido a publicação dos dados consolidados sobre casos e mortes.

Perante o avanço da pandemia, muitos países fecharam as suas fronteiras e limitaram o movimento da sua população, embora essas restrições tenham sido levantadas progressivamente em alguns países como os EUA.

E é precisamente nos EUA onde se tem registado, nos últimos dias, protestos massivos contra o racismo a afro-americanos o que leva a preocupações por parte dos especialistas em saúde, uma vez que essas concentrações, onde aglomerados de pessoas gritam e às vezes tiram a máscara, favorecem a propagação do novo coronavirus.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights