Câmara de Évora apela à reabertura das extensões de saúde das freguesias rurais

8 de Junho 2020

A Câmara de Évora apelou hoje à "urgente" reabertura de todas extensões de saúde das freguesias rurais do concelho, encerradas em março devido à pandemia de covid-19, dada a atual fase de desconfinamento.

Numa tomada de posição aprovada por unanimidade na mais recente reunião do executivo municipal e hoje divulgada, a câmara lembra que as extensões de saúde foram encerradas no quadro das medidas de prevenção e combate à propagação da epidemia de covid-19 decretadas pelo Governo.

“Tendo em conta o contexto em que a população esteve sujeita a medidas de confinamento, em particular os chamados ‘grupos de risco’, e a sérias restrições à circulação”, o município alentejano considera que “o encerramento destes serviços públicos se configurou como uma verdadeira suspensão do acesso à saúde para muitos cidadãos residentes nestas freguesias”, lê-se num comunicado da autarquia.

Num momento em que o país retoma progressivamente a sua atividade económica e social, segundo a Câmara de Évora, “o acesso a cuidados de saúde de proximidade não pode ser posto em causa”.

Por isso, aprovou a tomada de posição a apelar às entidades competentes para a “urgente reabertura” de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como para o reforço dos seus meios.

Também o município vizinho de Montemor-o-Novo já exigiu a “reposição” dos serviços públicos no concelho, apontando em particular os da área da saúde, na sequência da pandemia de covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 1.479 mortos associados à covid-19 em 34.693 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

UC integra estudo mundial sobre aumento da obesidade

Mais de um bilião de pessoas vivem atualmente com obesidade no mundo, segundo um estudo internacional em que participaram investigadores da Universidade de Coimbra (UC), divulgou a instituição.

Quinze ULS terão equipas dedicadas na área da Saúde Mental

Os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental vão arrancar em 15 Unidades Locais de Saúde, numa primeira fase em projeto-piloto e durante 10 meses, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights