Prémios Caixa Social 2021 distribuem 500 mil euros por 34 projetos

20 de Junho 2020

Os prémios Caixa Social anteciparam a edição de 2021 para darem resposta ao impacto da covid-19 nas várias vertentes económicas e sociais e, nesse sentido, escolheram 34 projetos que receberão, ao todo, 500 mil euros.

“São 34 os vencedores da 3.ª edição dos prémios Caixa Social. Trata-se da edição de 2021, que a Caixa antecipou em resposta ao impacto da covid-19 nas várias vertentes económicas e sociais, concedendo prémios de valor compreendido entre os 2.000 e os 20.000 euros, com uma dotação global de 500 mil euros”, explica um comunicado de imprensa, hoje divulgado.

Ao todo, esclarece o documento, foram enviadas “mais de 400 candidaturas, tendo sido selecionados um total de 34 projetos que impactarão um número estimado de 125 mil beneficiários”.

A organização explica que esta “edição especial” teve como denominador comum a “Proteção das Pessoas” e os projetos vencedores apresentaram propostas em três eixos de intervenção: cuidados de saúde; solidariedade e inclusão e promoção do emprego.

Os projetos candidatos foram enviados, até 23 de maio, a partir de 13 distritos do país como Açores, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

Os premiados são a Associação de Apoio Quatro Corações; a Associação de Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense; a Associação Dignitude; a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (A.P.P.S.H.O.); a Cruz Vermelha Portuguesa — Delegação de Coimbra e o Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos.

Também a Associação verd’EKUI; o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta – Torres Novas; o Centro Comunitário de Esmoriz; a Santa Casa da Misericórdia de Sintra; a Santa Casa da Misericórdia do Porto; e Paramédicos de Catástrofe Internacional, foram distinguidos.

A lista de premiados contempla também a Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra (AHCMA); a Santa Casa da Misericórdia de Pombal; a Associação de Amigos da Criança e da Família Chão dos Meninos e o Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE).

Os prémios Caixa Social 2021 contemplaram também projetos da Passo Positivo – Associação de Ação Social; da Associação Salvador, do Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe; do Solar do Mimo — Centro de Acolhimento de Crianças em Risco; e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz — Albernoa.

A Casa do Povo de Porto Judeu (CPPJ); a Associação Patient Innovation; a Casa – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo; o Centro Padre Alves Correia (CEPAC); a Casa do Povo Santo António; a Cáritas Arquidiocesana de Évora e a Fundação S. João de Deus foram também contemplados.

A lista de premiados termina com o Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz; a Acapo – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; a Obra do Frei Gil; a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares — ADEB; o Centro Social Paroquial de Argoncilhe e a Cercifel – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L.

O júri desta edição contou com seis elementos, presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Emílio Rui Vilar, e composto por Maria José Ritta, Filipe Santos, Eduardo Graça, Viriato Soromenho Marques e Pedro Pita Barros.

“Os Prémios Caixa Social são uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e enquadram-se no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade Sscial. Procuram responder às problemáticas sociais e lutar contra a pobreza e exclusão social através do desenvolvimento económico e inovação”, explica a organização.

O documento diz ainda que “a responsabilidade cívica e social são prioridades na política de apoios da Caixa. Ao longo de três edições, através destes Prémios, a Caixa já distinguiu dezenas de instituições, com prémios no valor global de um 1,5 milhões de euros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights