Teatro D.Maria II vai “Cuidar com Palavras” ao Hospital Santa Maria

20 de Junho 2020

O Teatro Nacional D. Maria II sai à rua, a partir da próxima semana, com a iniciativa "Cuidar com Palavras", que leva ao Hospital Santa Maria, na sexta-feira, 26 de junho, anunciou hoje a casa de espetáculos.

“Cuidar com Palavras” vai levar poesia ao hospital universitário de Lisboa Norte, numa sessão dirigida a profissionais de saúde, com o psiquiatra e também escritor Daniel Sampaio e a cientista Maria Manuel Mota, que vão falar da atualidade, da noção de cuidar e da importância da associação de dois universos como os da ciência e das artes.

De acordo com o teatro nacional, os atores António Fonseca, Beatriz Maia, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, Ivo Canelas, João Grosso, José Pedro Gomes, Marco Mendonça, Maria João Luís e Sara Barros Leitão são alguns dos que irão dizer poetas como Ana Luísa Amaral, Jorge Sousa Braga ou Manuel Resende, numa homenagem aos profissionais de saúde.

“D. Maria II sai à rua”, a nova iniciativa do Nacional do Rossio, em Lisboa, inclui também espetáculos “fora de portas”, já anunciados, na Academia Almadense, no âmbito do 37.º Festival de Almada, e no Palácio Nacional da Ajuda, integrado no Festival ao Largo, onde serão representadas, respetivamente, as peças “By Heart” e “Sopro”, de Tiago Rodrigues, diretor artístico do teatro.

“By Heart”, a peça com que o D. Maria II reabre ao público, este fim de semana, com duas récitas na Sala Garrett, estará em cena em Almada nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho.

A receita de bilheteira das duas representações em Lisboa, no sábado e domingo, reverterá para o Fundo Solidário de Apoio aos Profissionais da Cultura, da cooperativa GDA – Gestão de Direitos dos Artista e da Audiogest, entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Fonográficos em Portugal, com as parcerias da GEDIPE, que representa produtores de cinema e audiovisual, e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Sopro”, que coloca em palco Cristina Vidal, ‘ponto’ do D. Maria II há mais de 25 anos, estará no Pátio do Palácio Nacional da Ajuda, em 12 de julho.

Estreado no Festival de Avignon em 2017, “Sopro” manteve uma digressão internacional e passou por cidades como Paris, São Petersburgo, Marselha, Viena e Zagreb, tendo esgotado muitas delas.

A reabertura das salas de espetáculos, em Portugal, é possível desde 01 de junho, depois de quase três meses de confinamento.

Inicialmente, o D. Maria II disse que só recomeçaria os espetáculos em setembro, embora já tivesse aberto o edifício e começado a trabalhar os espetáculos que ficaram adiados, com a suspensão das atividades, em março.

No início do mês, porém, o teatro decidiu antecipar a programação artística durante este fim de semana. E enquanto desenvolve a programação “fora de portas”, ensais novas produções, durante o verão, para a abertura da temporada em setembro.

No dia 28 de junho, será apresentada ‘online’ a Temporada 2020/2021, do Teatro Nacional D. Maria II, que se inicia em setembro, segundo a sua Divisão de Comunicação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights