Estudo mostra como a pandemia do Covid-19 afeta a qualidade de vida dos doentes com cancro

22 de Junho 2020

O estudo revelou que 20% dos pacientes consideraram adiar a quimioterapia e 5% pensaram abandonar o tratamento contra o cancro durante a pandemia, apesar do receio da progressão da doença.

Os doentes com cancro enfrentam um sério dilema durante a pandemia do Covid-19, pois ficar em casa pode aumentar o risco de progressão do cancro, mas ir ao hospital para realizar os tratamentos pode aumentar o risco de  infeção pelo SARS CoV-2. Um novo estudo publicado na Revista “Psycho-Oncology” revela como a pandemia afetou a qualidade de vida destes pacientes.

O estudo, que incluiu 260 pesssoas com cancro nos estádios III e IV, que faziam quimioterapia quando surgiu a pandemia, constatou que a qualidade de vida destes doentes foi significativamente menor, em comparação com um grupo de referência de 8.066 pacientes com cancro nos estádios III e IV, antes da pandemia.

As diferenças na qualidade de vida percebida dizem respeito principalmente ao funcionamento social e cognitivo, significativamente menores nos pacientes durante a pandemia de Covid-19. O funcionamento físico e emocional foram semelhantes em ambos os grupos.

“Durante este período extraordinário, os doentes com cancro enfrentam uma guerra em duas frentes, tendo que enfrentar o aumento do risco de morbilidade por Covid-19 e o risco de progressão do cancro com os possíveis atrasos no diagnóstico ou tratamento”, referiu a autora principal do estudo, Magdalena Ciążyńska, do Centro Multidisciplinar Nicolaus Copernicus de Oncologia e Traumatologia, na Polónia.

“Viver com cancro no momento da pandemia não significa que o atendimento oncológico deva ser comprometido. A comunidade oncológica, apesar de ter de lidar com desafios sem precedentes no tratamento dos doentes, identifica em simultâneo os fatores de risco que deterioram a qualidade de vida dos pacientes, com o objetivo de garantir que a sua segurança e bem-estar não são afetados”.

Informação bibliográfica completa:

Ciążyńska, M, Pabianek, M, Szczepaniak, K, et al. Quality of life of cancer patients during coronavirus disease (COVID‐19) pandemic. Psycho‐Oncology. 2020; 1– 3. https://doi.org/10.1002/pon.5434

HN/NR/Adelaide Oliveira

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights