Professor Rui Tato Marinho Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

Congresso Virtual Acute Care: um evento pioneiro e enriquecedor à distância de um clique

06/26/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Congresso Virtual Acute Care: um evento pioneiro e enriquecedor à distância de um clique

26/06/2020 | Opinião | 0 comments

Ainda antes da Pandemia que nos assola, a MSD Portugal decidiu organizar, em moldes inovadores, empurrando para a ribalta das plataformas eletrónicas, uma reunião científica. Trata-se do Congresso Virtual Acute Care, que decorre de 29 de junho a 2 de julho, e vai contar com o contributo de 15 especialistas para promover sessões em quatro áreas terapêuticas: Anestesiologia, Infeção por Citomegalovírus (CMV), Pneumonia Nosocomial e Hepatologia.

As vantagens do formato digital deste evento pioneiro são enumeras já que nos permite, apenas com um clique, um telemóvel ou um computador, estar na mesma sala virtual com muitos colegas e outros profissionais, que de outro modo não seria possível. A informação, interação, brainstorming e network têm agora um novo modus operandi e em boa hora a MSD decidiu juntar, neste e-formato, várias opções inovadoras, que permitem uma experiência imersiva e dinâmica.

Uma sala virtual? num mini Centro de Congressos? também virtual? É assim, à distância de um clique, que os profissionais de saúde vão ter acesso a conteúdo científico de relevo e há mais recente evidência científica no âmbito das áreas de Anestesiologia, Infeção por Citomegalovírus (CMV), Pneumonia Nosocomial e Hepatologia. Além disso, estará disponível uma plataforma onde o profissional de saúde poderá interagir com os seus pares, consultar material científico e saber mais sobre a sua área terapêutica.

Debruço-me em especial sobre a área da Hepatologia, cuja sessão decorre no dia 01 de julho. A forma como a temática será transmitida atrai todas as nossas atenções: discussão de casos clínicos sobre Hepatite C em populações especiais, como emigrantes, co-infetados e utilizadores de drogas endovenosas, ou sobre o carcinoma hepatocelular, debates e formatos de prós e contras. Quem é que não gosta de ver debater opiniões contrárias?

Além disso, os temas escolhidos para esta discussão são Hot Topics. Vamos debater alguns dos mais relevantes determinantes de saúde, os ditos fatores de risco, como o consumo excessivo de álcool, excesso de peso, consumo de drogas, já que a Hepatite C, a NASH (Non Alcoholic SteatoHepatitis) e o fígado gordo são consequências de estilos de vida menos saudáveis.

No entanto, podemos considerar que o problema é mais amplo do que pensamos, para a saúde em geral. Todas estas entidades são oncogénicas, uma vez que o álcool, a obesidade, e a hepatite C são fatores de risco potenciadores dos cancros digestivos, acrescidos pelo tabaco. Como se sabe, os cancros do Aparelho Digestivo, no seu conjunto dos Big Five (esófago, estômago, fígado, cólon e reto e pâncreas), são o “cancro” mais frequente, constituindo 1/3 de todos os cancros dos portugueses, e são ainda responsáveis por 10% das mortes em Portugal. Todos os 4 fatores referidos estão na génese de um dos casos clínicos sobre carcinoma hepatocelular.

Em suma, estamos na presença de doenças evitáveis, incluindo o tratamento da hepatite C, com eficácia perto dos 100%. Nunca tal se viu em antivíricos. Agora que se torna cada vez mais relevante, com a Pandemia da infeção COVID-19, intervir sobre os vírus.

A prática e a formação do gastrenterologista tem muito a ganhar com esta atividade de e-reuniões. A gastrenterologia é uma especialidade com um peso muito grande na sociedade em geral e o gastrenterologista promove a Saúde Digestiva, no campo da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. Com esta atividade promove ainda a Saúde Global, tendo contribuído muito ao longo das últimas décadas para os cuidados de Saúde à população portuguesa e para alguns dos melhores índices mundiais, por exemplo, em termos de qualidade do Serviço Nacional de Saúde e para que os portugueses sejam dos povos que mais vivem no Mundo, cerca de 8 décadas.

Vamos falar de Saúde Digestiva, vamos falar de anos de vida saudável.

O Congresso Virtual Acute Care conta com o patrocínio cientifico da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que fez recentemente 60 anos sendo uma Associação Científica de Utilidade Pública, sem fins lucrativos.
Inscreva-se Aqui.
Just Do It!
Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia –
Saúde Digestiva 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

SIM e Secretaria da Saúde dos Açores avançam em negociações para melhorar condições de trabalho dos médicos

Os Sindicatos Médicos e a Secretaria Regional da Saúde dos Açores (SRSA) estiveram reunidos no passado dia 4 para discutir questões relacionadas com condições de trabalho dos médicos na região. Embora a reunião não tenha resultado na implementação imediata de medidas específicas para a melhoria dessas condições, diversos aspetos do processo negocial foram revistos e acordados, prometendo tornar as futuras negociações mais céleres e eficazes.

Preveris é a nova marca de prevenção em saúde

A Preveris, uma empresa do Grupo CUF, resulta da união de duas marcas de sucesso: SAGIES e Atlanticare. Com uma experiência acumulada de mais de 50 anos e o legado de experiência, rigor e confiança do Grupo CUF, esta união representa a soma desse conhecimento, numa nova marca que se coloca ao serviço da prevenção, da saúde e do bem-estar das empresas portuguesas. Operadora líder de mercado no setor da saúde ocupacional em Portugal, a Preveris é responsável por servir 25 por cento das 100 maiores empresas que atuam no nosso país.  

ENSP NOVA e NTT DATA estabelecem parceria para potenciar a inovação em saúde

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA fornalizaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração que vai permitir impulsionar a formação avançada, o desenvolvimento de investigação e projetos de inovação na área da saúde. O objetivo é promover avanços significativos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights