INE moçambicano realiza Inquérito aos Orçamentos Familiares

6 de Julho 2020

O Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano está a esclarecer dúvidas que circulam nas redes sociais e a apelar à população para que receba as equipas do Inquérito aos Orçamentos Familiares, cuja segunda fase arranca esta segunda-feira.

“O INE tranquiliza a população e exorta-a a receber as equipes de inquiridores para que possam realizar os trabalhos de recolha de dados para este inquérito de extrema importância para a planificação do país”, sublinhou o organismo.

“Circula nas redes sociais um vídeo reportando a visita de indivíduos a residências” que o INE informa “tratar-se da continuação do Inquérito aos Orçamentos Familiares”, com o objetivo de “obter vários indicadores sobre as condições de vida dos agregados familiares em Moçambique”, anunciou.

Depois da recolha de dados para listagens, começa hoje a segunda fase de contacto pelas equipas de inquiridores, normalmente compostas por três pessoas: “um guia (que é o chefe do quarteirão), um motorista e um inquiridor”.

“Todos os agentes envolvidos neste inquérito foram capacitados em matéria de biossegurança pelo Instituto Nacional de Saúde com apoio dos parceiros de cooperação, no âmbito da prevenção da Covid-19”, acrescentou.

O INE moçambicano anunciou ainda que estão a decorrer inquéritos sobre os impactos da Covid-19 nas famílias e empresas, cuja recolha de dados está a ser feita por telefone – com contacto presencial apenas em empresas.

Moçambique regista um total acumulado de 987 casos de infeção pelo novo coronavírus, com oito óbitos e 270 recuperados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights