SIM preocupado com encerramento da Urgência de Obstetrícia de Almada

8 de Julho 2020

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou, em comunicado, a sua “profunda preocupação” pela Maternidade do Hospital Garcia de Orta (HGO) ter de encerrar durante a noite devido à falta de médicos. O sindicato considera que “nenhuma das solicitações e medidas de reestruturação da era Covid-19 foram atendidas”.

No comunicado do SIM, lê-se que a falta de recursos humanos nas Urgências de Obstetrícia no HGO põe em causa a saúde dos utentes, uma vez que “acresce que neste momento em que muitas das maternidades de Lisboa e Vale do Tejo, estão nos seus limites e, por vezes também em contingência”. O comunicado alerta para o risco de encerramento dos serviços de maternidade no período noturno.

“Nenhuma das solicitações e medidas de reestruturação da era Covid-19, na tentativa de reabertura pós-estado de emergência, foram atendidas. Ao invés foram tomadas medidas sem o conhecimento ou a participação dos elementos do serviço, descredibilizando o seu papel, a sua ação e a sua capacidade de trabalho, pondo muitas vezes em causa a segurança dos profissionais e dos utentes”, lê-se no documento.

O SIM exige que se tomem medidas “para evitar a destruição do serviço tal como ocorreu com a pediatria encerrada à noite, há um ano.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo da UC ajuda a desvendar estratégias do cérebro

 Um estudo científico liderado pela Universidade de Coimbra (UC) concluiu que as pessoas quando pensam em objetos têm o espaço mental organizado em dimensões, que ajudam o cérebro a reconhecer e a organizar informação sobre eles.

USF-AN aponta falta de 1.125 médicos de família

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira que faltam 1.125 médicos de família e pediu medidas específicas para reter os profissionais no SNS para além da idade da reforma.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights