Luis Gardete Correia, Endocrinologista da APDP

E vou de férias: os cuidados a ter com a diabetes

07/22/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

E vou de férias: os cuidados a ter com a diabetes

22/07/2020 | Consultório

As férias constituem uma parte importante das nossas vidas, uma compensação por quase um ano de trabalho. Este é um momento de repouso físico e mental, assim como de convívio com a família e com os amigos. Tempo essencial para que possamos retomar mais tarde as nossas atividades com folego renovado e tranquilidade. Vamos estar dias e dias com os nossos filhos e netos, numa aprendizagem mútua e que fica como referência para muitos deles na sua memória futura. Quem não se lembra das férias com os avós no campo, ou na praia, as brincadeiras e as traquinices… as viagens de carro, atulhado de bagagem, ou a aventura de um trajeto de comboio!

Mas fazer férias implica sempre planeamento. Tanto mais agora, que vivemos em pleno período pandémico. Não se perspetivando, a curto prazo, ficarmos imunes ao vírus, temos de saber como nos prevenir da infeção. No caso das pessoas com diabetes, que têm maior risco de morbilidade e de mortalidade após infeção por SARS-Cov-2, estes cuidados deves ser reforçados.

Neste sentido, ao planearmos as férias, devemos obter informações sobre as características do local para onde vamos, nomeadamente, hábitos, disponibilidades alimentares, segurança sanitária, acessibilidade a serviços de saúde, e prever uma eventual necessidade de medicação. Recordo a necessidade, por motivos imponderáveis, de medicação extra, de insulina, para além da quantidade trazida, meios de autocontrolo ou outros. Deverá a pessoa com diabetes ter sempre por escrito, informação sobre a sua diabetes e medicação (medicação oral ou insulina), bem como telefone de contacto em caso de emergência.

Caso se desloque para o estrangeiro deve obter informação sobre a acessibilidade aos serviços de saúde locais e, no caso da Europa, deverá ser portador de um documento que o identifique como tendo Diabetes – poderá ser fornecido pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) – disponível em várias línguas, o Cartão Europeu de Saúde (que o torna isento de quaisquer despesas de saúde em instituições) e uma declaração que justifica o transporte de material e medicação relacionados com a diabetes, dada pelo seu médico assistente, imprescindível para poder viajar de avião. Pode obter esta declaração, também, na APDP.

Se conduzir longos períodos, interrompa de 100 em 100 quilómetros, teste a glicémia e ande um pouco a pé. Tenha atenção às hipoglicémias e leve sempre consigo pacotes de açúcar. Se viajar de avião certifique-se de que a insulina se encontra dentro da temperatura ambiente. Leve sempre insulina e equipamento de autocontrolo para além daquele que colocou na bagagem.

E a alimentação?
Chegou o calor e devemos procurar uma alimentação saudável. Em primeiro lugar, deve garantir uma boa hidratação! A publicidade que nos envolve quer encaminhar-nos muitas vezes para os sumos mas cuidado, pois, têm em geral muito açúcar e foram desprovidos das tão úteis fibras. Desta forma, sempre que possível, prefira a água fresca, entre 1,5 a 2 litros por dia.
O equilíbrio glicémico entre refeições é igualmente fundamental, com uma alimentação saudável e equilibrada. Aproveite para comer mais saladas que são agradáveis nesta época do ano.
Além disso, as sopas são também uma boa opção como entrada, pois satisfazem logo de início a nossa saciedade. Como segundo prato escolha, de preferência, grelhados. São uma opção saudável pois utiliza-se pouca gordura. O frango, o peixe e os vegetais são boas opções. Inclua saladas ou legumes, não esquecendo as massas ou arroz, grão ou feijão nas quantidade indicadas. Não esquecer o pão de mistura a acompanhar!

Vamos tirar partido do tempo e fazer exercício físico!
Esta é a altura ideal para exercitar o seu corpo de forma saudável, as caminhadas são uma boa opção, sempre de acordo com as nossas possibilidades físicas, à hora mais fresca e sem esquecer de se hidratar (1,5 a 2 litros dia de líquidos ou mais, se estiver muito calor).
Tome atenção ao calçado. Procure que seja confortável, de pele e de preferência fechado. Evite calçar sem meias e sem costura, há maior risco de fricção e de fazer feridas. Aposte em meias 100% de algodão ou lã.
Durante este período, se existirem alterações de sensibilidade no pés, os cuidados devem ainda ser redobrados.
Use chapéu, protetor solar e óculos escuros.

E a medicação?
O verão é uma época em que todas as pessoas precisam de adotar cuidados especiais para evitar complicações, devido às temperaturas elevadas. As pessoas com diabetes podem ter oscilações das glicemias e poderá ser necessário ajustar a medicação e aumentar a frequência da realização da medição de açúcar no sangue.
Além disso, proteja a medicação do calor. Arranje um saco térmico e evite qualquer exposição direta ao sol para evitar que sobreaqueça em demasia. Esta não deve estar exposta a temperaturas superiores a 25º.

…e Boas Férias

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights