De acordo com os profissionais de saúde, a Covid-19 trouxe muitas preocupações, principalmente àqueles que já sofriam de outras patologias, como é o caso dos doentes cardiovasculares. Com o objetivo de acalmar a preocupação sentida por parte dos doentes, familiares e cuidadores, um um grupo de especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Porto lançaram cinco vídeos para esclarecer e informar os riscos e os cuidados que devem ser tidos no contexto pandémico.
Estes doentes “representam um dos grupos com maior risco de complicações graves e morte se contraírem Covid-19”, refere a líder do projeto Irene Marques, médica especialista em Medicina Interna e coordenadora da Clínica multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca (GEstIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto.
A redução do número de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio e AVC nas urgências hospitalares é uma das principais preocupações dos especialistas. Aos olhos de Irene Marques esta diminuição não significa que os enfartes deixaram de atingir as pessoas, mas pode estar relacionado com o medo de contrair a Covid-19. “”Muitos doentes ficam em casa por receio de irem ao hospital e serem infetados pelo coronavírus”. Importa, por isso, transmitir que “os centros de saúde e hospitais estão preparados para os tratar em segurança”.
Surge, assim, o lançamento de vídeos como forma de ajudar a desmistificar alguns destes receios e dúvidas.
A iniciativa, apoiada pela AstraZeneca, contará com a participação de uma psiquiatra, para falar sobre saúde emocional; um enfermeiro hospitalar, que irá abordar temas como a alimentação saudável e os autocuidados; uma fisiatra, que irá explicar a importância destes doentes se manterem ativos; e ainda uma assistente social, que irá mencionar os apoios sociais disponíveis, nesta fase de pandemia.
Todos os vídeos poderão ser vistos no canal de Youtube da AstraZeneca e no site Diabetes 365.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments