Vídeos esclarecem dúvidas e receios de doentes com problemas cardiovasculares

22 de Julho 2020

A profunda redução de pessoas com doenças cardiovasculares nos hospitais e centros de saúde é uma das principais preocupações dos especialistas. O medo do contágio do novo coronavírus é uma das explicações encontradas. Para travar com os receios dos doentes, o Centro Hospitalar Universitário do Porto lança um conjunto de vídeos de esclarecimento.

De acordo com os profissionais de saúde, a Covid-19 trouxe muitas preocupações, principalmente àqueles que já sofriam de outras patologias, como é o caso dos doentes cardiovasculares. Com o objetivo de acalmar a preocupação sentida por parte dos doentes, familiares e cuidadores, um um grupo de especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Porto lançaram cinco vídeos para esclarecer e informar os riscos e os cuidados que devem ser tidos no contexto pandémico.

Estes doentes “representam um dos grupos com maior risco de complicações graves e morte se contraírem Covid-19”, refere a líder do projeto Irene Marques, médica especialista em Medicina Interna e coordenadora da Clínica multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca (GEstIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

A redução do número de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio e AVC nas urgências hospitalares é uma das principais preocupações dos especialistas. Aos olhos de Irene Marques esta diminuição não significa que os enfartes deixaram de atingir as pessoas, mas pode estar relacionado com o medo de contrair a Covid-19. “”Muitos doentes ficam em casa por receio de irem ao hospital e serem infetados pelo coronavírus”. Importa, por isso, transmitir que “os centros de saúde e hospitais estão preparados para os tratar em segurança”.

Surge, assim, o lançamento de vídeos como forma de ajudar a desmistificar alguns destes receios e dúvidas.

A iniciativa, apoiada pela AstraZeneca, contará com a participação de uma psiquiatra, para falar sobre saúde emocional; um enfermeiro hospitalar, que irá abordar temas como a alimentação saudável e os autocuidados; uma fisiatra, que irá  explicar a importância destes doentes se manterem ativos; e ainda uma assistente social, que irá mencionar os apoios sociais disponíveis, nesta fase de pandemia.

Todos os vídeos poderão ser vistos no canal de Youtube da AstraZeneca e no site Diabetes 365.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights