Vídeos esclarecem dúvidas e receios de doentes com problemas cardiovasculares

22 de Julho 2020

A profunda redução de pessoas com doenças cardiovasculares nos hospitais e centros de saúde é uma das principais preocupações dos especialistas. O medo do contágio do novo coronavírus é uma das explicações encontradas. Para travar com os receios dos doentes, o Centro Hospitalar Universitário do Porto lança um conjunto de vídeos de esclarecimento.

De acordo com os profissionais de saúde, a Covid-19 trouxe muitas preocupações, principalmente àqueles que já sofriam de outras patologias, como é o caso dos doentes cardiovasculares. Com o objetivo de acalmar a preocupação sentida por parte dos doentes, familiares e cuidadores, um um grupo de especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Porto lançaram cinco vídeos para esclarecer e informar os riscos e os cuidados que devem ser tidos no contexto pandémico.

Estes doentes “representam um dos grupos com maior risco de complicações graves e morte se contraírem Covid-19”, refere a líder do projeto Irene Marques, médica especialista em Medicina Interna e coordenadora da Clínica multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca (GEstIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

A redução do número de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio e AVC nas urgências hospitalares é uma das principais preocupações dos especialistas. Aos olhos de Irene Marques esta diminuição não significa que os enfartes deixaram de atingir as pessoas, mas pode estar relacionado com o medo de contrair a Covid-19. “”Muitos doentes ficam em casa por receio de irem ao hospital e serem infetados pelo coronavírus”. Importa, por isso, transmitir que “os centros de saúde e hospitais estão preparados para os tratar em segurança”.

Surge, assim, o lançamento de vídeos como forma de ajudar a desmistificar alguns destes receios e dúvidas.

A iniciativa, apoiada pela AstraZeneca, contará com a participação de uma psiquiatra, para falar sobre saúde emocional; um enfermeiro hospitalar, que irá abordar temas como a alimentação saudável e os autocuidados; uma fisiatra, que irá  explicar a importância destes doentes se manterem ativos; e ainda uma assistente social, que irá mencionar os apoios sociais disponíveis, nesta fase de pandemia.

Todos os vídeos poderão ser vistos no canal de Youtube da AstraZeneca e no site Diabetes 365.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights