Bióloga portuguesa mergulha com espécies em risco de extinção em novo programa televisivo do Brasil

31 de Julho 2020

Acaba de estrear no Brasil um programa sobre espécies marinhas ameaçadas de extinção, conduzido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Algarve (UALg). Através de 14 episódios Sofia Graça Aranha promete revolucionar o modo como olhamos para estes animais.

Se, como afirma a bióloga Sofia Graça Aranha “o Ser Humano é a verdadeira ameaça para a vida que habita o nosso planeta e os predadores, como os grandes tubarões, são apenas ameaçados” a bióloga da UAlg avança com um formato televisivo que pretende aproximar o público destes animais, questionando-o sobre quem é, afinal, o verdadeiro predador.

Ao mergulhar com tubarões e outras espécies marinhas, num ambiente de tensão, mas também de beleza e calmaria, Sofia Aranha tem como objetivo transmitir informações relevantes sobre estas espécies de forma lúdica e leve, chamando a atenção para uma temática ambiental, uma vez que, como assegura, a conservação da natureza depende da mudança de hábitos dos humanos.

“Hoje, mais do que nunca, é urgente tomar atitudes para reverter danos e impactos que causamos durante décadas e até mesmo séculos de negligência ambiental. Se até há pouco tempo atrás se acreditava que os recursos marinhos eram infinitos, hoje sabe-se que muitos estoques estão completamente esgotados e muitos estão ameaçados”, explica a bióloga.

Planeado e gravado durante o seu mestrado na Universidade do Algarve, o programa Ameaçados retrata a importância destas espécies para o equilíbrio dos ecossistemas, colocando a nu o impacto da ação humana e da sobrepesca.

“Infelizmente as medidas de proteção que são impostas a estes frágeis animais, ainda não impedem que eles sejam apanhados nas artes de pesca e muitos deles não sobrevivem mesmo após serem rejeitados. Queremos saber qual a condição destes animais quando vêm a bordo e quais as ações que devemos tomar para diminuir a sua captura e aumentar as suas chances de sobrevivência”. Para isso Sofia Graça Aranha mergulhou com as espécies mais perigosas, desde o tubarão-tigre, ao tubarão cabeça-chata e o tubarão branco.

Gravado em cinco países, ao longo do ano de 2017, “Ameaçados” é exibido todas as terças-feiras, pelas 22h00, no canal brasileiro Off. Os episódios já exibidos estão disponíveis através do Globosat Play.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights