INE indica que redução da atividade económica foi “menos intensa” em julho

19 de Agosto 2020

O Instituto Nacional de Estatística (INE) sinalizou esta quarta-feira que a informação disponível aponta para uma redução “menos intensa” da atividade económica em julho.

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, hoje divulgada, o indicador de clima económico aumentou entre maio e julho e os indicadores de confiança aumentaram em todos os setores de atividade.

O indicador de clima económico – que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas aumentou entre maio e julho, de -3,2 pontos em maio, -4,3 pontos em julho e -2,9 pontos em julho.

O indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, recuperou parcialmente em maio e junho do mínimo observado em abril, passando de -7,7 pontos em maio para -4,4 pontos em junho, após ter atingido em abril o valor de -9,3 pontos.

“Por componentes, na ótica da despesa, o indicador quantitativo de consumo privado apresentou em junho uma diminuição homóloga menos intensa que a verificada em maio, após ter atingido em abril o mínimo da série”, refere.

No mesmo sentido, o indicador de investimento registou em junho uma redução homóloga menos acentuada que a observada no mês precedente, acrescenta o INE.

“Os indicadores de confiança aumentaram em todos os setores de atividade, de forma mais expressiva na Indústria Transformadora”, refere ainda.

Segundo o INE, em Portugal, os indicadores de curto prazo relativos à atividade económica na perspetiva de produção, disponíveis para junho, “continuaram a estar afetados pelo contexto da pandemia Covid-19”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights