LPCC promove maior conhecimento sobre o Linfoma não Hodgkin

16 de Setembro 2020

Para assinalar o Dia Mundial do Linfoma, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou uma campanha de sensibilização para o Linfoma não Hodgkin (LNH). Com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico atempado, a iniciativa conta com relatos de sobreviventes em suporte de vídeo e fornece informações sobre a doença.

De acordo com a LPCC, a campanha “vem alertar a população para esta doença oncológica, cujos sintomas são difusos e sem sinais específicos”, através de diferentes materiais digitais e físicos – folhetos, vídeos com testemunhos de uma hematologista, uma sobrevivente e uma cuidadora – com informação sobre a doença.

O Presidente da LPCC, Vitor Rodrigues, garante que “com esta campanha a LPCC pretende, no âmbito das suas atividades, contribuir para o esclarecimento e sensibilização da população sobre uma patologia ainda pouco conhecida”.

Em Portugal, todos os anos cerca de 1700 pessoas diagnosticadas com Linfoma não Hodgkin (LNH) e, embora possa ocorrer em qualquer idade, a maioria dos casos está acima dos 60 anos de idade, com um ligeiro predomínio no sexo masculino.

Os especialistas explicam que o Linfoma é um grupo de doenças resultantes da acumulação de linfócitos (um subtipo de glóbulos brancos) malignos nos gânglios linfáticos.

A campanha conta com o apoio da Gilead Sciences.

Mais informação sobre a inciativa Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights