Governo mantém estádios fechados ao público devido ao aumento de casos

24 de Setembro 2020

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, assumiu esta quarta-feira que, face ao aumento diário de casos de infeção por Covid-19 em Portugal, os jogos de futebol vão continuar a ser disputados à porta fechada.

“Quando for a altura certa, embora não saibamos quando será, abriremos [as bancadas] com certeza. Mas, para já, com estes números e esta tendência crescente, não é previsível que tal aconteça, embora possa haver modificações que nos levem a tomar outras decisões”, afirmou Lacerda Sales, em entrevista à SIC Notícias.

O governante afirmou que a questão será avaliada pelo Governo, juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas sempre “dependendo da evolução epidemiológica” no país.

“Não podemos dar sinais contrários à epidemia, ao aumento do estado de contingência do país. Seria mau que quem quer que seja tente dar indicadores contrários à evolução epidemiológica no país”, vincou António Lacerda Sales, referindo que “as pessoas podem ver futebol na televisão, em casa”.

De resto, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde salientou que “o comportamento [das pessoas] no futebol é sempre de grandes emoções e paixões”, embora ressalvando que “os adeptos portugueses sabem comportar-se, são disciplinados e têm consciência cívica”.

Na segunda-feira, o presidente da LPFP, Pedro Proença, confirmou que o organismo apresentou ao Governo uma proposta para voltar a preencher as bancadas “até uma capacidade máxima de 30%” e lamentou que a proposta não tenha sido aceite.

Contudo, Proença mostrou-se esperançado de que esse cenário possa ser alterado no início de outubro: “Foi-nos dito que na reunião de dia 02 [de outubro] obteríamos da parte do Governo uma solução que fosse integradora dos espetadores nos estádios, portanto é isso que esperamos que aconteça dentro de uma normalidade e de uma evolução epidemiológica que ditará as regras neste aspeto.”

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.928 pessoas dos 70.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights