Programa de vacinação alarga vacina da meningite B a todas as crianças e do HPV a rapazes

2 de Outubro 2020

O novo Programa Nacional de Vacinação, que entra hoje em vigor, alarga a vacina da meningite B a todas as crianças e a do HPV aos rapazes e passa a incluir a vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus.

Com estas três alterações, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2020 alarga “o acesso da população à vacinação”, adianta a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

Segundo a DGS, a vacina contra doença invasiva por ‘Neisseria meningitidis’ do grupo B (vacina MenB) é alargada a todas as crianças, sendo administrada aos 2, 4 e 12 meses de idade.

“Aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de janeiro 2019, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal”, adianta.

Outras das alterações do PNV é o alargamento da vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) aos rapazes, aos 10 anos, com um esquema vacinal recomendado de duas doses com o intervalo de seis meses.

A vacina será administrada aos rapazes nascidos a partir de janeiro de 2009, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal.

A Direção-Geral de Saúde adverte que as vacinas contra a meningite B e para o HVP adquiridas, entretanto, na farmácia não são alvo de reembolso.

O PNV passa a incluir a vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus (vacina ROTA), sendo administrada a crianças de grupos de risco, a partir de dezembro de 2020. Estes grupos de risco serão definidos em Norma, refere a DGS.

A autoridade de saúde ressalva que, “atendendo ao contexto de pandemia de covid-19, os serviços de saúde darão prioridade à vacina MenB, uma vez que a maior incidência da doença ocorre nos primeiros dois anos de vida”.

Devido à escassez internacional de vacinas contra HPV e no atual contexto, a DGS adianta que “será dada prioridade à vacinação dos rapazes que nasceram no primeiro semestre de 2009”, que devem aguardar convocatória pelos serviços.

Os rapazes nascidos no segundo semestre de 2009 e no ano de 2010 deverão aguardar para se vacinarem em 2021.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, lembrou na quarta-feira, em conferência de imprensa, que o PNV comemora 55 anos no próximo domingo, tendo funcionado ininterruptamente desde o seu lançamento.

“É um dos melhores programas do mundo, graças aos profissionais de saúde, mas sobretudo graças às pessoas que, vivendo em Portugal, se deixam vacinar e vacinam os seus”, destacou Graça Freitas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This