Submeta o seu projeto ao Concurso da Fundação “la Caixa” Health Research entre 20 de outubro e 3 de dezembro

6 de Outubro 2020

A convocatória da “Health Research está aberta para apresentação de candidaturas! Estamos à procura dos melhores projetos para combater os maiores desafios na investigação na área da saúde nas seguintes […]

A convocatória da “Health Research está aberta para apresentação de candidaturas!

Estamos à procura dos melhores projetos para combater os maiores desafios na investigação na área da saúde nas seguintes 5 áreas temáticas:, Neurociência, Oncologia, Doenças Cardiovasculares e Metabólicas Doenças Infeciosas e Tecnologias Facilitadoras relacionadas com as áreas de saúde citadas.

As propostas de projetos, a serem executadas num espaço até 3 anos, poderão ser:

  • Projetos individuais: submetidos por uma única organização de investigação (Organização Candidata, Host Organisation, HO), com um apoio máximo de 500.000€
  • Projetos em Consórcio de Investigação: submetidos pelo menos por duas e não mais do que cinco organizações de investigação e coordenado pela HO. Os projetos de investigação em consórcios podem ser apoiado até um montante máximo de 1.000.000€.

Tanto os projetos individuais como os que sejam apresentados em consórcio podem incluir organizações sem fins-lucrativos (Civil Society Organizations ou CSO), tais como associações de pacientes. As empresas não podem fazer parte das entidades colaboradoras do projeto.  É intenção distribuir os apoios de forma equitativa entre as diferentes áreas temáticas, dependendo a distribuição final, porém, da qualidade e das caraterísticas específicas das propostas apresentadas. O facto de as propostas serem submetidas como projeto individual ou em consórcio de investigação, ou o projeto ser de investigação básica, clínica ou translacional, não será, em si, critério de seleção no processo de avaliação. O critérios de seleção para avaliar as propostas são os descritos nas Bases do Concurso.

A apresentação de orçamento adequadamente ajustado às atividades a executar será um dos critérios a avaliar no processo de seleção.

Organizações Candidatas (Host Organizations ou HO). Os projetos a submeter podem ser liderados por investigadores de organizações de investigação sem fins lucrativos localizadas em Portugal ou Espanha.

Líder de Projeto (Project Lider ou PL). O investigador principal da organização candidata terá também que ser o líder do projeto, sendo quem submete a proposta e coordena a execução global do projeto.

Organizações de Investigação (Research Performing Organizations ou RPO). Qualquer organização de investigação sem fins lucrativos localizada em qualquer país do mundo, que desenvolva atividades no âmbito do projeto. Em projetos individuais, a RPO é a organização candidata. Em consórcios de investigação, tem que haver um mínimo de duas e um máximo de cinco RPO s (incluindo a organização candidata). Organizações de Investigação com o mesmo número de identificação fiscal ou IVA serão consideradas uma só organização.

Investigadores Principais (Principal Investigators ou PI). Cada organização envolvida na investigação deve indicar um investigador principal responsável por executar as atividades que, no âmbito do projeto, sejam realizadas pela sua instituição.

Organizações da sociedade civil (Civil Society Organizations ou CSO). Tanto os projetos individuais como em consórcios de investigação podem incluir até três organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que não tenham a investigação como atividade principal (e.g. associações de pacientes).

Empresas. as empresas não podem ser membros da equipa do projeto, mas podem receber fundos como entidades subcontratadas.

Globalmente, a soma do orçamento de todas as organizações não localizadas em Espanha ou Portugal poderá ascender a um máximo de 30% do orçamento total do projeto.

Membros de equipa (Team Members). Todos os membros da equipa devem fazer parte da Organização Candidata (HO), dad Organizações da Sociedade Civil (CSO) ou do consórcio de investigação.

Detalhes dos critérios de elegibilidade e documentação necessária para submeter a candidatura podem ser consultados nas Bases do Concurso.

Vencedores Anteriores. Líderes de Projeto de projetos vencedores nas últimas três edições da Health Research não se podem candidatar como Líder de Projeto nesta edição.

Avaliação mínima na edição anterior da Health Research. Para promover a igualdade das propostas, os PIs que obtiveram uma avaliação inferior a 5.50 (de um máximo de 8) na avaliação remota realizada por pares (Peer Review) na edição anterior (HR20) não poderão submeter propostas como PL nesta edição (HR21). Para o futuro, o PL e PLs de projetos que alcançaram resultados inferiores a 5.50 (de um máximo de 8) na avaliação por pares desta edição (HR21) não poderão poderão apresentar-se como PL em propostas a apresentar na próxima edição (HR22).

Não são elegíveis  projetos que tenham por objeto estudos cujos resultados estejam sujeitos a direitos, de qualquer natureza detidos por entidades com finslucrativos antes da admissão da proposta. Em qualquer caso, a Fundação “la Caixa” reserva-se o direito de rejeitar propostas que apresentem um claro benefício para entidades com fins lucrativos.

As propostas são selecionadas com base num rigoroso processo de análise que será conduzido por pares, em concordância com os mais elevados padrões de qualidade, imparcialidade, objetividade e transparência. O processo de avaliação consiste numa fase de pré-seleção inicial, feita remotamente, e numa segunda fase de entrevistas presenciais realizadas por comissões de peritos em cada área de investigação.

Mais informação: ​​www.lacaixahealthresearch.pt

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO: https://fundacionlacaixa.org/documents/10280/709830/health-research-2021-rules-for-participation.pdf

PR/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights