Gilead e Comissão Europeia assinam acordo de compra de Velkury

9 de Outubro 2020

O aumento do fornecimento de Veklury irá expandir o acesso ao medicamento a mais doentes com COVID-19 e com indicação para tratamento possibilitando aos doentes uma recuperação mais rápida e, reduzindo assim os tempos de hospitalização e a utilização de recursos e cuidados de saúde.

A Gilead Sciences e a Comissão Europeia assinaram esta quinta-feira um acordo de aquisição conjunta (Joint Procurement Agreement, JPA) que permitirá o acesso rápido e equitativo a Veklury (remdesivir), o primeiro medicamento antiviral comprovadamente eficaz para o tratamento da COVID-19 na União Europeia (UE).

O aumento do fornecimento de Veklury irá expandir o acesso ao medicamento a mais doentes com COVID-19 e com indicação para tratamento possibilitando aos doentes uma recuperação mais rápida e, reduzindo assim os tempos de hospitalização e a utilização de recursos e cuidados de saúde.

Espera-se que a oferta de Veklury satisfaça a procura global até ao final deste mês, permitindo a aquisição de Veklury tanto para tratar doentes como para permitir a constituição de reservas nacionais do medicamento para os surtos atuais e futuros da COVID-19.

O JPA permite aos países membros da UE e do Espaço Económico Europeu (EEE) e ao Reino Unido adquirir Veklury tanto para a procura em tempo real como para as suas necessidades de reserva, coordenado pela Comissão Europeia. O acordo abrange as aquisições de Veklury nos próximos seis meses e pode ser prorrogado.

Na UE, EEE e Reino Unido, Veklury está indicado para o tratamento da COVID-19 em doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar.

A Comissão Europeia concedeu a autorização de introdução no mercado condicional a Veklury a 3 de julho de 2020, com base em dados do ensaio clínico aleatorizado, duplamente-cego e controlado por placebo, ACTT-1, que demonstrou a eficácia clínica e a segurança de Veklury em doentes com pneumonia provocada pela COVID-19 que necessitam de oxigénio suplementar. O pedido foi também suportado por dados de dois ensaios clínicos aleatorizados que demonstraram a eficácia e segurança de Veklury em regimes de tratamento de cinco e dez dias.

 

PR/João Marques/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights