Mais de metade dos europeus sofreu de distúrbios psicológicos devido à pandemia

21 de Outubro 2020

Um estudo conduzido pelo instituto Elma Research para a Angelini Pharma concluiu que 58% dos europeus sofre de distúrbios psicológicos, fruto do confinamento obrigatório imposto pela pandemia de Covid-19.

Em geral, 58% dos cidadãos apresentaram sintomas de distúrbios psicológicos que duraram mais de 15 dias, com picos de 63% em Itália, 63% na Grã-Bretanha e 69% em Espanha. O estudo foi baseado em 6000 entrevistas realizadas em seis países e as conclusões-chave apontam para um impacto superior naqueles três países, onde o a incidência da Covid-19 foi mais elevada.

Contra a corrente, apresentaram-se os resultados obtidos junto da Alemanha, onde apenas 47% dos inquiridos apresentaram sintomas de distúrbios psicológicos durante mais de 15 dias.

Ainda segundo o mesmo estudo, concluiu-se que a pesquisa de informação, bem como o recurso a ajuda profissional foi bastante limitado. Apenas uma em quatro pessoas recorreu a ajuda profissional e procurou informação especializada.

Na generalidade dos inquiridos, três em cada quatro pessoas tem consciência dos potenciais distúrbios psicológicos. Distúrbios estes que parecem estar diretamente associados à qualidade de vida, particularmente com a dos casais.

Entre os sintomas mencionados pelos inquiridos, o estudo identificou nsónias; dificuldade em dormir ou acordar durante a noite (com uma média europeia de 19%); falta de energia ou fraqueza (16%); tristeza ou vontade de chorar (15%); excesso de preocupações e medos; falta de interesse ou prazer ao realizar atividades (14%); ataques de pânico e ansiedade (10%).

A maioria dos cidadãos europeus afirma ter tido pelo menos dois destes sintomas (61%).

“A pandemia Covid-19 colocou desafios muito exigentes à nossa sociedade: confrontámo-nos com um vírus desconhecido que colocou em causa a nossa integridade e que nos obrigou a mudar de hábitos com uma brutal rapidez. Para além das consequências diretas do vírus na nossa saúde, o que inclui sintomas neuropsiquiátricos cuja extensão permanece desconhecida, a pandemia atingiu de forma muito significativa a saúde mental de todos, em particular das populações mais vulneráveis”, explica Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

“A ansiedade, o stress e as alterações do sono dominaram as respostas iniciais, contribuindo para uma adaptação à nova realidade. Contudo, algumas pessoas evidenciaram problemas clinicamente significativos que necessitam de gestão e acompanhamento adequados”, acrescenta.

PR/João Marques

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights