Gil Correia Membro da candidatura da Lista “Ser APMGF” para os órgãos sociais da APMGF no triénio 2021-23.

Porquê SER APMGF?

11/03/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Porquê SER APMGF?

03/11/2020 | CSP, Opinião

SER APMGF é o projeto que surge como uma pedrada no charco e pretende, realmente, através da inovação, projetar a APMGF como a Associação de todos os Médicos de Família em Portugal.

A inovação parte, desde logo, por uma maior abertura da Direção Nacional à participação e auscultação da opinião de todos. Queremos que a APMGF seja mais do que um grupo muito restrito de médicos. Queremos inovar pela criação de órgãos que apoiem todos os colegas nos mais diversos âmbitos da nossa intervenção, desde a Investigação às mais diversas temáticas clínicas. Vamos Inovar pelo reconhecimento da importância da Medicina Geral e Familiar.

Conhecemos todos a perda de representatividade e de importância da Associação ao longo dos últimos anos. Visível, desde logo, pelo número de sócios que abandona a participação após terminar o Internato. O afastamento das pessoas deriva da parca intervenção da associação na vida pública em Medicina Geral e Familiar. Ainda recentemente, no contexto da pandemia que vivemos seria expectável a participação da APMGF na defesa de todos o médicos de Família e na contribuição para a adoção de estratégias globais de resposta pelos cuidados de saúde primários. Temos visto pouco.

Queremos dar voz à Associação e a todos os que dela fazem parte. Para tornar este desígnio possível contamos com todos os associados e pretendemos cativar outros que, desiludidos, a abandonaram nos últimos anos. É necessário reativar Delegações Regionais e reanimar os eventos desenvolvidos pela APMGF. Urge envolver os Médicos de Família, reavivar grupos discussão e aumentar a participação de todos na vida da Associação.
Temos de oferecer a cada Médico de Família mais oportunidades de se atualizar, de investigar e de melhorar continuamente a sua prática.
Espero contribuir para esses desígnios.

Pertencer a SER APMGF, tem sido, desde já, um desafio mas extremamente compensador por perceber a mais valia que cada um dos elementos representa para a Associação.
A equipa de que, orgulhosamente, faço parte congrega um conjunto diverso de Médicos de Família, quer ao nível da dispersão geográfica, do contexto da prática, dos anos de experiência ou de áreas de preferência. Tem como Presidente o Nuno Jacinto que alia o dinamismo à experiência. Queremos todos o mesmo: dinamizar a nossa Associação.

Sabemos, portanto o que queremos e o que temos de fazer. Queremos SER APMGF!
Gil

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights