DGS divulga dados de Covid-19 por concelhos

16 de Novembro 2020

As constantes críticas por parte de autarcas e médicos pela ausência de dados por concelhos pareceram ter efeito. Depois de quase três semanas sem divulgar esta informação, a Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou hoje os números habituais da situação epidemiológica, incluindo os dados por concelho.

A promessa feita na passada sexta-feira pela ministra da Saúde cumpriu-se. Marta Temido afirmou que esta informação vai contribuir “para que todos estejam melhor informados sobre aquilo que é a situação real do local onde residem”.

Do ponto de vista das autarquias a falta de informação sobre os números registados em cada concelho impediam uma resposta rápida e atempada.

A esta petição juntou-se também a Ordem dos Médicos que em comunicado apontou para a necessidade de confinamentos seletivos a nível regional durante, no mínimo, duas a três semanas.

“O que nós verificámos é que existem assimetrias e realidades nacionais totalmente diferentes. A sugestão, e que me parece ser lógica, é o Estado não só definir regras por concelho mas por áreas”, explicou Vítor Almeida, da Ordem dos Médicos à SIC.

De acordo com médicos e autarcas a divulgação de esta informação permite com que sejam criadas estratégias específicas de combate à doença, consoante as necessidades de cada concelho.

Os dados hoje apresentados dão conta do número de casos por concelho, bem como a incidência dos últimos 14 dias (número de casos por cada 100 mil habitantes).

Esta segunda feira foram incluídos mais 77 municípios para a lista de concelhos de maior risco. Portugal contabiliza agora um total de 191 concelhos com medidas mais restritivas onde é imposto recolher obrigatório.

Desde o início da pandemia Portugal já registou 3.472 mortes e 225.672 casos confirmados.

O relatório está disponível Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights