Gastroenterologistas alertam para impacto dos antibióticos na microbiota intestinal

18 de Novembro 2020

A toma desnecessária de antibióticos pode levar ao aparecimento de várias doenças. No âmbito da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antibióticos, especialistas alertam para o impacto destes medicamentos na saúde da microbiota intestinal.

Se por um lado estes medicamentos salvam vidas, em contrapartida podem causar patologias graves. Os antibióticos eliminam bactérias responsáveis por infeções, mas também outras que habitam o nosso organismo, desequilibrando a microbiota intestinal e podendo promover o aparecimento de várias doenças.

Para sensibilizar a comunidade médica e a população em geral a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) juntou-se à campanha promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a necessidade de garantir a administração responsável dos antibióticos.

De acordo com os especialistas estes só devem ser tomados por prescrição médica e de preferência seguido da toma de probióticos, ajudando a evitar o desequilíbrio da microbiota intestinal.

No caso do intestino, a eliminação das bactérias “boas” pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) e ser um “gatilho” para o desenvolvimento de outras doenças alérgicas e do Aparelho Digestivo. A Asma, a Obesidade, a Doença de Crohn e a Síndrome do Intestino Irritável são doenças que atingem milhões de pessoas e onde a evidência científica demonstra que existe uma forte relação entre elas e a disbiose.

É neste sentido que o Presidente da SPG, Rui Tato Marinho, sublinha a importância dos probióticos, uma vez que “têm na sua constituição bactérias vivas, com benefícios para a saúde, desde a manutenção do equilíbrio do aparelho digestivo bem como a regulação do sistema imunitário, compensando agressões externas como o stress, a má alimentação ou toma dos antibióticos.Existem probióticos que, por serem resistentes aos antibióticos, apresentam um benefício comprovado na prevenção e tratamento da disbiose”.

Com a aproximação do inverno e consequentemente do aparecimento de infeções virais o Tato Marinho alerta que “não devem ser tomados antibióticos desnecessariamente, uma vez que as infeções virais não se tratam antibióticos”.

A campanha de sensibilização da SPG, que inclui um filme, disponível Aqui ,sobre o tema, vai decorrer durante os meses de outono e inverno, época do ano em que os antibióticos são mais frequentemente prescritos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights