Rui Cernadas Assistente Graduado MGF

A favor, ou contra, as vacinas?

11/23/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A favor, ou contra, as vacinas?

23/11/2020 | Opinião

Nos últimos anos assistimos com alarido e desvalorização gradual ao papel e valor das vacinas, nomeadamente quando incluídas nos programas nacionais de vacinação, também em Portugal.

Talvez por duas razões essenciais.

A primeira, porque a Europa e o mundo que se diz civilizado habituaram-se à função do Estado-Providência que atua, paga e salva quando é preciso, oferecendo em maior ou menor escala respostas públicas eficientes e de qualidade apreciável.

A segunda porque em todos os modelos liberais se consente espaço e teoria para, em nome da liberdade e dos direitos individuais, se promover a falta de respeito e a indiferença pelo próximo, pelas regras de saúde pública e pela contestação gratuita do que é oficialmente sugerido ou proposto.

No entanto, foi suficiente um vírus e o alarme gerado no plano planetário, o receio associado a uma clara demonstração do que poderia ser um qualquer atentado terrorista biológico e eis a aparente revolução de mentalidades!

Muitos dos pais e profissionais de saúde que não viam vantagem na vacinação dos sues filhos e crianças, recusando as convocações feitas pelos serviços correspondentes, contam-se nesta nova ordem entre os que mais reclamam por uma vacina para o coronavírus…
O que vai salvar a Economia, o Mundo e os Mercados – e por arrastamento as pessoas é agora uma vacina contra a COVID-19.

Não interessa qual vacina, que efeitos de imunização no tempo e no grau de imunidade, se serão necessários reforços ou não e em que tempo, que efeitos secundários ou contraindicações, ou outras questões que na área do medicamento em geral e das vacinas em particular, são sempre altamente exigentes e escrutinadas.

Na verdade a era COVID abriu-nos um mundo novo com regras e procedimentos inventados ou reestruturados, formas inovadoras de trabalho ou estudo e, esperemos de raciocínio.

A noção de antecipação não se distingue da ideia da preparação ou prevenção.

As vacinas não serão todas iguais entre si e a extensão anunciada ou vendida de soluções disponíveis a curtíssimo prazo assusta à luz do que tem sido o conhecimento científico no campo vacinal.

Não admira por isso que a Comissão Europeia, por exemplo, esteja até disponível para compensar a indústria farmacêutica pelos elevados riscos associados à responsabilidade civil associada a administração das vacinas já virtualmente adquiridas!

A definição de grupos de risco deve ser clarificada ainda que abrangente, não descurando os sectores profissionais ligados aos serviços públicos essenciais, segurança, socorro e saúde.

Mas julgo imperioso sinalizar e inocular todos os que evoluam clinica e independentemente da patologia crónica subjacente, com grande instabilidade ou variabilidade, prenunciando acréscimo de risco. Bem como quantos tenham cuidados partilhados entre os níveis hospitalar e primário, acautelando agudizações e exacerbações ou descompensações.

E os idosos, claro. Mas igualmente os de qualquer escalão etário que vivam em cenários de isolamento social ou distanciamento de potenciais cuidadores e/ou sem suporte familiar, ou que inversamente estejam institucionalizados de modo temporário ou permanente, incluindo lares juvenis, prisões, todo o tipo de estruturas residenciais de seniores).

Enfim novos tempos…

Lembremos que aos profissionais de saúde, e pessoal hospitalar em especial, não bastará pedir paciência e disponibilidade, sacrifício e dedicação. Essas qualidades existem em regra.

Reconhecer-lhes esse comportamento é bem mais importante e o respeito por eles demonstrado não pode ser o que lhes foi assegurado antes da Pandemia e quando o clima de violência e de agressões por utentes campeava.

O Ministério da Saúde poderá vir a dispor brevemente de vacinas para a COVID-19 (esperemos que mais do que teve para a gripe…), mas a falta de pessoal e recursos não irá ser resolvida por essa vacina tão desejada!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights