Investigadores desenvolvem sistema que identifica características radiológicas da infeção

10 de Dezembro 2020

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveram, em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, um sistema que identifica automaticamente as características radiológicas da Covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o instituto do Porto explica hoje que o sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma “segunda opinião” para os radiologistas e outros clínicos não especialistas na análise de imagens de raio-x torácico.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do projeto CXR_AI4COVID-19 e em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e a Administração Regional de Saúde do Norte, ao abrigo da linha ‘Research4Covid-19’ da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 Citado no comunicado, o investigador do INESC TEC Aurélio Campilho afirma que as manifestações da Covid-19 podem ser “detetadas com precisão quando presentes, o que motiva o uso deste tipo de ferramentas para avaliar a evolução da doença”.

“A Covid-19 pode causar tosse, febre e fadiga, podendo, em alguns casos, evoluir para uma infeção severa das vias respiratórias. A radiografia convencional do tórax ajuda a aferir o grau de desenvolvimento das vias respiratórias e, consequentemente, a determinar a estratégia de acompanhamento e tratamento do paciente”, acrescenta o investigador e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Através do algoritmo desenvolvido, o sistema aprende “automaticamente as características mais relevantes da imagem para o diagnóstico”, sendo que, para isso, é analisada uma grande quantidade de imagens das diferentes manifestações da Covid-19.

Segundo Aurélio Campilho, a validação da aplicabilidade do sistema num ambiente de simulação clínica permitiu concluir que o mesmo “consegue aprender diretamente com os radiologistas, melhorando a deteção de manifestações da Covid-19”.

Também citado no comunicado, Pedro Sousa, médico radiologista do CHVNGE, afirma que o projeto colocou “a medicina e a engenharia a caminhar lado a lado”.

“Este projeto tem o potencial de criar uma ferramenta de diagnóstico útil e poderosa na prática clínica”, refere o médico, acrescentando que neste momento está a ser avaliada a possibilidade de o sistema ser testado no CHVNG, “onde poderá contribuir como uma segunda opinião de fácil interpretação” e ajudar no combate à pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights