“É destinada a todos aqueles que desde o início da pandemia, desde março deste ano, têm estado a tratar de todos nós, aquilo que também é o normal em situação sem pandemia, mas que se tornou mais exigente devido a este surto”, explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
A autarquia já distribuiu 250 filhós pelos operacionais em serviço da GNR, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (UEPS), Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, Força Especial de Bombeiros e Centro de Saúde no âmbito desta iniciativa.
“No próximo fim de semana, a iniciativa irá continuar no Mercado Municipal com a venda da filhó solidária. O valor angariado reverterá na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que está a realizar uma campanha solidária para a recolha de fundos para aquisição e reparação de viaturas”, lê-se na nota.
Este gesto simbólico vai ainda ser alargado ao Banco Solidário e à Cáritas, que irão distribuir posteriormente as filhós pelas famílias que acompanham.
Juntaram-se à iniciativa “Filhó Solidária” algumas associações do concelho de Proença-a-Nova que confecionam o doce mais típico do Natal em Proença-a-Nova e a autarquia ofereceu os ingredientes, totalizando até ao momento cem quilos de farinha, cem litros de óleo e 50 quilos de açúcar.
Os ovos utilizados foram oferta de uma empresa com sede junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova.
“Este projeto nasce no sentimento que todos temos nesta quadra que atravessamos. O Natal convoca-nos este espírito de partilha e estamos todos mais despertos para essa condição”, conclui João Lobo.
LUSA/HN
0 Comments