Câmara de Proença-a-Nova promove iniciativa “Filhó Solidária”

15 de Dezembro 2020

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a promover a "Filhó Solidária", iniciativa destinada a todos aqueles que desde o início têm estado no combate à pandemia da Covid-19, foi esta terça-feira anunciado.

“É destinada a todos aqueles que desde o início da pandemia, desde março deste ano, têm estado a tratar de todos nós, aquilo que também é o normal em situação sem pandemia, mas que se tornou mais exigente devido a este surto”, explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

A autarquia já distribuiu 250 filhós pelos operacionais em serviço da GNR, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR (UEPS), Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, Força Especial de Bombeiros e Centro de Saúde no âmbito desta iniciativa.

“No próximo fim de semana, a iniciativa irá continuar no Mercado Municipal com a venda da filhó solidária. O valor angariado reverterá na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que está a realizar uma campanha solidária para a recolha de fundos para aquisição e reparação de viaturas”, lê-se na nota.

Este gesto simbólico vai ainda ser alargado ao Banco Solidário e à Cáritas, que irão distribuir posteriormente as filhós pelas famílias que acompanham.

Juntaram-se à iniciativa “Filhó Solidária” algumas associações do concelho de Proença-a-Nova que confecionam o doce mais típico do Natal em Proença-a-Nova e a autarquia ofereceu os ingredientes, totalizando até ao momento cem quilos de farinha, cem litros de óleo e 50 quilos de açúcar.

Os ovos utilizados foram oferta de uma empresa com sede junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova.

“Este projeto nasce no sentimento que todos temos nesta quadra que atravessamos. O Natal convoca-nos este espírito de partilha e estamos todos mais despertos para essa condição”, conclui João Lobo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights