Sistema de reabilitação física envolve Escola de Enfermagem e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

4 de Novembro 2021

A Escola Superior de Enfermagem e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra associaram-se a empresas tecnológicas e de ‘healthcare’ na construção de um sistema avançado de reabilitação física para doentes acamados.

Segundo a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o sistema que vai ser desenvolvido até 2023, cofinanciado por fundos europeus, “será um aparelho apropriado para aumentar a capacidade funcional do sistema musculoesquelético, cardíaco e respiratório, promovendo a integração de programas de exercício físico adequados à condição clínica de cada doente e, assim, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do paciente”.

“Para este equipamento, a criar no âmbito do denominado projeto ‘ABLEFIT: Desenvolvimento de um Sistema avançado para Reabilitação’ (cofinanciado pelo programa Portugal 2020/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), foi constituído um consórcio multidisciplinar, liderado pela empresa de Guimarães ORTHOS XXI, que fabrica produtos ortopédicos e hospitalares, e do qual, além da ESEnfC e do ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, faz também parte a Wiseware, empresa de Ílhavo que se destaca em áreas como eletrónica, robótica, automação, inteligência artificial e software como serviço”, refere a fonte em comunicado.

Arménio Cruz, investigador que coordena a parceria da ESEnfC no projeto, explica, citado na nota, que o ABLEFIT “implicará o desenvolvimento de um sistema híbrido, que permitirá a realização de programas de exercícios e movimentos para os membros superiores e inferiores, com intensidades, frequências, duração e progressão adaptadas à condição do utilizador, com possibilidades de monitorização e ‘biofeedback’ dos diversos parâmetros, direcionadas à melhoria da função cardiorrespiratória, muscular e osteoarticular”.

Por sua vez, Francisco Silva, diretor-geral da ORTHOS XXI, refere, citado na mesma nota, que o projeto “contribuirá para cobrir uma lacuna na oferta atual, ao dar um contributo inovador para a recuperação física de pacientes quando estão, justamente, em situação mais debilitada”.

“A ORTHOS XXI não pode recusar este desafio, que permite conjugar e superar os horizontes tecnológicos e de ‘know-how’ da empresa, colocando-os ao serviço de um dos pilares da respetiva missão: a inovação em produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores”, remata o responsável.

O projeto “ABLEFIT: Desenvolvimento de um Sistema avançado para Reabilitação” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de copromoção, com um incentivo aprovado de 800.952,84 euros, para um investimento de despesas elegíveis totais superior a um milhão de euros (1.118.335,23 euros) e tem um período de execução de 24 meses (até 30 de junho de 2023).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This