Pico da infeção em Portugal aconteceu “em torno” do dia 20 de novembro. Previsões apontam para diminuição dos casos diários

15 de Dezembro 2020

O pico da incidência no que diz respeito ao número de novos casos diários da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foi atingido em torno do dia 20 de novembro, confirmando assim a previsão avançada pelo dashboard COVID-19 Insights, um modelo de previsão que resulta da parceria entre a COTEC Portugal e a Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa.

Da mesma forma, o pico da prevalência – número de casos ativos – terá sido atingido no final de novembro, tal como o pico de internamentos.

O modelo desenvolvido estima agora uma curva descendente até ao final do ano, com 3.200 novos casos diários pelo Natal e 2.900 casos no final do ano.

Também o número de internados deverá reduzir-se em cerca de 20% até ao final do ano, com o modelo a apontar para cerca de 2.800 internados a 25 de dezembro e 2.600 uma semana mais tarde. Tendência idêntica para o número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos, com uma previsão de 420 camas ocupadas por altura do Natal e de 400 no final do ano. Já em relação ao número de óbitos, deverão ser contabilizados 900 a 1.000 óbitos adicionais até 31 de dezembro.

Estado de emergência não afetou hábitos de mobilidade dos portugueses

Os dados do mesmo trabalho revelam que a presença dos trabalhadores nos seus locais de trabalho se manteve praticamente inalterada, mesmo após a declaração do estado de emergência, a 24 de novembro, que decretou a obrigatoriedade do teletrabalho, sempre que possível. A presença dos portugueses nos seus locais de trabalho é, desde o início de outubro, cerca de 12% inferior à registada nos dois primeiros meses do ano, mantendo-se em níveis constantes desde o início de outubro.

É em Lisboa e Setúbal que se registam as maiores quebras na presença no local de trabalho, com quebras acima dos 20% face ao período de referência. No extremo oposto surgem Guarda, Viseu e Viana do Castelo, que registam quebras abaixo dos 10%. No entanto, em qualquer destes casos a presença no local de trabalho não sofreu alterações significativas no último mês.

Em contrapartida, os portugueses passaram a frequentar menos os estabelecimentos de retalho e diversão, supermercados e farmácias, os parques e os transportes públicos. “A mobilidade dos portugueses reduziu-se significativamente durante o mês de outubro, mas tem estado estabilizada no último mês”, nota Pedro Simões Coelho, professor catedrático da NOVA IMS e um dos coordenadores do COVID-19 Insights. “Tratou-se de um movimento voluntário, que levou à retração da mobilidade dos portugueses perante o enorme aumento no número de novos casos diários, mas que não se intensificou após a declaração do estado de emergência”, acrescenta o especialista.

PR/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights