Vírus sem dar tréguas atinge Alemanha com maior onda de sempre de novos casos

18 de Dezembro 2020

As autoridades alemãs contabilizaram um recorde de 33.777 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, depois de já na quinta-feira terem registado um novo máximo diário com 30.400 casos positivos, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI).

A mesma fonte indica que nas últimas 24 horas morreram 813 pessoas.

Os novos contágios comunicados hoje incluem os 3.500 contágios de quarta-feira em Baden-Wurttemberg e que foram transmitidos com atraso pelo estado federal.

Mesmo assim, se os dados de hoje não incluírem os 3.500 casos, a Alemanha regista mais de 30 mil novos contágios em 24 horas pelo segundo dia consecutivo.

O último valor máximo referente a novas infeções num só dia registou-se na passada sexta-feira com 29.875 positivos em 24 horas.

O máximo diário de mortos ocorreu na quarta-feira com 952 óbitos.

Hoje regista-se a segunda cifra mais elevada em relação a mortes desde o princípio da pandemia.

O número de casos positivos desde que se conheceu o primeiro contágio no país, em finais de janeiro, ascende a 1.439.938 e 24.938 mortos.

O número de doentes recuperados é 1.069.400 e existem 345.600 casos ativos, de acordo com o RKI.

No conjunto da Alemanha, a incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 184,8 por cada 100 mil habitantes sendo que na sexta-feira passada o valor era de 156,3.

O número de pacientes com Covid-19 nas unidades de cuidados intensivos ascendia na quinta-feira a 4.856 (20 mais do que no dia anterior), dos quais 2.774 recebem respiração assistida, de acordo com os dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e de Medicina de Urgência (DIVI).

O fator de reprodução (R) que toma em consideração as infeções num intervalo de sete dias em relação aos sete dias anteriores e que reflete a evolução dos contágios de oito a 16 dias o que significa que cada cem infetados contagiam em média 97 pessoas.

Na quarta-feira entraram em vigor novas medidas mais restritivas que se vão prolongar de momento até ao dia 10 de janeiro e incluem o encerramento de estabelecimentos comerciais não essenciais e escolas.

Desde o início do novembro que também há restrições em locais desportivos, cultura e restaurantes.

No país mantém-se o limite de cinco pessoas em reuniões privadas em domicílios – não incluindo menores de 14 anos de idade.

No Natal, entre os dias 24 e 26 de dezembro, os encontros podem contar com mais quatro pessoas que residam em outras casas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

MAIS LIDAS

Share This