As informações foram primeiramente avançadas pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, e confirmadas há poucas horas pela própria ministra, que hoje segue o segundo dia do plano de vacinação no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Segundo o Público, a entrega foi realizada praticamente em simultâneo no Aeroporto do Porto e no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais na região Centro. As doses vão agora ser distribuídas pelos hospitais do Sistema Nacional de Saúde e pelas primeiras unidades de cuidados de saúde primários.
Destas cerca de 70 mil doses, 9.750 serão enviadas para a Madeira e outras tantas para os Açores, enquanto outras 9.750 serão postas de parte para assegurar a segunda dose dos profissionais de saúde que começaram a ser vacinados este fim-de-semana.
Das restantes 40 mil doses, assegura o secretário de Estado à Rádio Renascença, “metade vão ser distribuídas para hospitais do Serviço Nacional de Saúde e por outros hospitais do SNS e já alguns dos cuidados primários”.
Marta Temido aproveitou também as declarações a partir do Hospital Curry Cabral para garantir que Portugal não será afetado pelos mesmo problemas logísticos que levaram ao atraso de algumas horas na entrega da vacina em Espanha e que o problema estará, também, já resolvido.
HN/João Marques
0 Comments