Governo impõe recolher e proíbe a circulação entre concelhos já este fim de semana

7 de Janeiro 2021

O primeiro-ministro acaba de anuncia "medidas mais restritivas" devido aos números "excecionalmente elevados" registados esta quarta-feira, onde foram registados mais de dez mil contágios. Já este fim de semana passa a ser imposto recolher obrigatório a partir das 13h00 e proibida a circulação entre concelhos, havendo apenas exceção para 25.

De acordo com António Costa tudo indica que os números registados ontem possam voltar repetir-se esta quinta-feira. Neste sentido, o Executivo considera necessário “estender as regras em vigor para o próximo período” e aplicar medidas imediatas.

“Em todos os concelhos do país com mais de 240 casos por 100 mil habitantes passa a ser proibida a circulação entre concelhos e recolher obrigatório”. Estas medidas só não se aplicam em 25 concelhos.

O líder do Governo revelou ainda que amanhã vai decorrer uma “reunião urgente” onde são convocados os todos os partidos com assento parlamentar com o objetivo de preparar “a adoção de medidas para a próxima semana”. No dia 12 haverá também uma reunião com os peritos do Infarmed.

As novas restrições poderão entrar em vigor antes do final do estado de emergência, ou seja, no próprio dia 12. “Chamo a atenção que cada dia pode contar e por isso pode ser útil não esperar pelo próximo dia 15 para tomarmos novas decisões”, admitiu o primeiro-ministro.

Sobre o ensino presencial Costa descartou a hipótese de sustender as aulas. “Há um grande consenso hoje entre os técnicos e os especialistas de que não se justifica afetar o funcionamento do ano letivo.”

Desde o início da pandemia Portugal já registou 7.472 mortes e 456.533 casos confirmados.

Consulte a lista de concelhos com os níveis de risco Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights