Angelini Pharma compra Arvelle Therapeutics e passa a deter direitos sobre o Cenobamate

11 de Janeiro 2021

A Angelini Pharma, do grupo Angelini, completou esta segunda-feira a aquisição da bio farmacêutica sediada na Suíça, a Arvelle Therapeutics e passou assim a ter a licença exclusiva para comercializar o Cenobamate no Espaço Económico Europeu.

A aquisição vem assim reforçar a posição da Angelini como líder europeia inovadora em tratamentos de Doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) e Distúrbios Mentais.

O acordo, segundo informa a nova dona da Arvelle Therapeutics fixou-se em mais de 960 milhões de dólares, um acordo que torna a Angelini num dos players mais proeminentes entre as empresas dedicadas aos tratamentos das doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) e de Distúrbios Mentais.

Após a aprovação regulamentar será paga a quantia de 610 milhões de dólares. De seguida, e na condição de o Cenobamate alcançar determinadas metas a nível de receitas, será adicionalmente paga a quantia de 350 milhões de dólares.

A aquisição da Arvelle Therapeutics vai assim fornecer à Angelini Pharma a licença exclusiva para comercializar o Cenobamate na União Europeia e em outros países do Espaço Económico Europeu (Suíça e Reino Unido). O medicamento deve ser lançado no mercado logo que seja divulgada a aprovação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), prevista para 2021.

Entre os planos pós expansão está a abertura de filiais em França, no Reino Unido, Países Nórdicos e Suíça.

Desde a sua fundação, em 2019, a equipa de gestão da Arvelle tem-se concentrado em fornecer Cenobamate a pessoas com epilepsia na Europa e, ao mesmo tempo, criar valor significativo para os acionistas.

A equipa trabalhou em estreita colaboração com os reguladores europeus para fazer avançar o pedido de autorização de comercialização e prepararam-se com sucesso para o seu lançamento, construindo uma organização em toda a Europa e garantindo a prontidão para o lançamento ao longo das áreas de negócio chave.

O Cenobamate é considerado um medicamento inovador e promissor pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido e é utilizado no tratamento de convulsões de início focal resistentes em adultos. O Cenobamate é uma pequena molécula com um mecanismo de ação complementar dupla exclusivo. Atua modulando positivamente o canal iónico do ácido γ-aminobutírico (GABAA) e inibindo as correntes de sódio dependentes de voltagem.

JM/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights