Angelini Pharma compra Arvelle Therapeutics e passa a deter direitos sobre o Cenobamate

11 de Janeiro 2021

A Angelini Pharma, do grupo Angelini, completou esta segunda-feira a aquisição da bio farmacêutica sediada na Suíça, a Arvelle Therapeutics e passou assim a ter a licença exclusiva para comercializar o Cenobamate no Espaço Económico Europeu.

A aquisição vem assim reforçar a posição da Angelini como líder europeia inovadora em tratamentos de Doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) e Distúrbios Mentais.

O acordo, segundo informa a nova dona da Arvelle Therapeutics fixou-se em mais de 960 milhões de dólares, um acordo que torna a Angelini num dos players mais proeminentes entre as empresas dedicadas aos tratamentos das doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) e de Distúrbios Mentais.

Após a aprovação regulamentar será paga a quantia de 610 milhões de dólares. De seguida, e na condição de o Cenobamate alcançar determinadas metas a nível de receitas, será adicionalmente paga a quantia de 350 milhões de dólares.

A aquisição da Arvelle Therapeutics vai assim fornecer à Angelini Pharma a licença exclusiva para comercializar o Cenobamate na União Europeia e em outros países do Espaço Económico Europeu (Suíça e Reino Unido). O medicamento deve ser lançado no mercado logo que seja divulgada a aprovação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), prevista para 2021.

Entre os planos pós expansão está a abertura de filiais em França, no Reino Unido, Países Nórdicos e Suíça.

Desde a sua fundação, em 2019, a equipa de gestão da Arvelle tem-se concentrado em fornecer Cenobamate a pessoas com epilepsia na Europa e, ao mesmo tempo, criar valor significativo para os acionistas.

A equipa trabalhou em estreita colaboração com os reguladores europeus para fazer avançar o pedido de autorização de comercialização e prepararam-se com sucesso para o seu lançamento, construindo uma organização em toda a Europa e garantindo a prontidão para o lançamento ao longo das áreas de negócio chave.

O Cenobamate é considerado um medicamento inovador e promissor pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido e é utilizado no tratamento de convulsões de início focal resistentes em adultos. O Cenobamate é uma pequena molécula com um mecanismo de ação complementar dupla exclusivo. Atua modulando positivamente o canal iónico do ácido γ-aminobutírico (GABAA) e inibindo as correntes de sódio dependentes de voltagem.

JM/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights