Argentina com 8.185 novos infectados e 425 mortes nas últimas 24 horas

19 de Janeiro 2021

A Argentina revelou na segunda-feira que teve 8.185 novas pessoas infetadas pelo vírus sars-cov-2, elevando o seu número para 1.807.428, tendo contabilizado 425 mortos nas últimas 24 horas, um valor superior ao habitual.

De acordo com o Ministério da Saúde, o elevado número de mortes num dia (425), que fez subir para , 45.832 o número de vítimas mortais, é explicado pelo que está a acontecer nas províncias de Buenos Aires e Santa Fé que registaram um maior número de mortes em “resultado do cruzamento” entre os dados dos “hospitais e do registo civil”, o justifica “uma subida do número de mortes habitualmente notificadas”.

De qualquer forma, trata-se do maior número de mortes diárias na Argentina desde novembro, enquanto que o aumento das infeções acelerou no mês passado e desde que o governo decretou restrições.

De acordo com o relatório oficial do Ministério da Saúde, a província de Buenos Aires continua a ser a que tem mais casos confirmados até o momento (754.445, dos quais 2.987 foram notificados hoje), seguida da província central de Santa Fé, com 195.917 casos de infeções confirmadas, das quais 855 na segunda-feira.

Em terceiro lugar está a cidade de Buenos Aires, com um total de 195.898 casos positivos, 1.210 reportados na segunda-feira.

Segundo fontes oficiais, do total de infetados, 1.594.768 recuperaram e 166.828 estão ativos.

Além disso, 3.564 pessoas tem um diagnóstico positivo e permanecem internadas em unidades de cuidados intensivos.

A percentagem de camas em cuidados intensivos para todos os tipos de patologias é de 53,8% a nível nacional, mas se considerarmos apenas Buenos Aires e sua populosa periferia esse valor é de 59,1%.

Os casos positivos atingiram um recorde diário de 18.326 na Argentina em 21 de outubro do ano passado.

Embora a média diária de novos casos ainda esteja abaixo desse recorde, nas últimas semanas as autoridades locais têm-se preocupado com um novo e sustentado aumento do número de infetados.

Para conter o surto de covid-19 durante o verão, o governo argentino publicou um decreto-lei na sexta-feira no qual pede aos governadores provinciais que restrinjam o tráfego noturno se a situação epidemiológica assim exigir, além de ter encerrado as fronteiras ao turismo internacional.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

A FEPODABES lança a campanha É HORA DE AJUDAR

O Presidente da FEPODABES, Alberto Mota, deixa o apelo: “todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

Cancer Summit da MSD regressa com o mote “Salvar e Melhorar Vidas”

No dia 24 de fevereiro, no Altice Arena, realiza-se a 3.ª edição do Cancer Summit, um evento na área da Oncologia da MSD Portugal. A iniciativa tem como mote “Salvar e Melhorar Vidas” e pretende promover a qualidade dos cuidados prestados aos doentes oncológicos a nível nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights