Portugal com os piores números de sempre, 219 mortos e mais de 14 mil casos em 24 horas

20 de Janeiro 2021

De acordo com fonte do Ministério da Saúde contactada pelo HealthNews, Portugal bateu hoje novos recorde absolutos, com mais 290 mortes e mais de 14.647 infetados.

O vírus da Covid-19 continua sem dar tréguas. Esta quarta-feira Portugal registou os piores números desde o início da pandemia.

De acordo com vários especialistas o encerramento das escolas poderá conduzir a uma diminuição do número de infeções, permitindo o alívio da pressão dos serviços de saúde.

Em entrevista à HealthNews o pneumologista António Diniz , foi uma das primeiras figuras da saúde a demostrar a sua discordância com a manutenção das aulas presenciais. Para o especialista a decisão do primeiro-ministro “é um erro”, tendo em conta que existem estudos que apontam que a nova variante detetada no Reino Unido poderá ser mais transmissora nos grupos etários mais novos.

“Com o aparecimento da nova variante, proveniente de Inglaterra, levanta-se a hipótese, pelo menos por parte de um estudo desenvolvido pelo Imperial College of London, que esta nova estirpe seja mais transmissora nos grupos etários mais novos, abaixo dos 20 anos. Isto pelo contrário sustentaria uma maior preocupação e uma maior prudência em relação às escolas”, alerta.

Entrevista completa Aqui.

Esta preocupação começa a ser partilhada por parte da comunidade escolar e dos dirigentes das autarquias com maior risco de infeção. Nos últimos dias têm surgido vários apelos para a suspensão das aulas presenciais.

A forte pressão poderá conduzir a uma mudança na decisão do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta terça-feira que no início da próxima semana especialistas e partidos irão debater a questão das escolas.

Já o primeiro-ministro, António Costa, admitiu na sessão plenária de ontem que não hesitará em fechar as escolas caso a variante inglesa se torne dominante.

Portugal contabiliza 9.467 mortos e 581.605 casos confirmados.

Relatório disponível Aqui.

HN/MMM/ Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro de Saúde de Óbidos reabre na sexta-feira

O Centro de Saúde de Óbidos vai reabrir na sexta-feira, após uma requalificação de mais de meio milhão de euros financiados Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.

Papa levado para o hospital para fazer exame médico

O Papa Francisco foi levado hoje a um centro médico ligado do hospital Gemelli, na ilha Tiberina, em Roma, para um exame médico após a audiência geral no Vaticano, disseram fontes do Vaticano à agência de notícias ANSA.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights