Portugal com os piores números de sempre, 219 mortos e mais de 14 mil casos em 24 horas

20 de Janeiro 2021

De acordo com fonte do Ministério da Saúde contactada pelo HealthNews, Portugal bateu hoje novos recorde absolutos, com mais 290 mortes e mais de 14.647 infetados.

O vírus da Covid-19 continua sem dar tréguas. Esta quarta-feira Portugal registou os piores números desde o início da pandemia.

De acordo com vários especialistas o encerramento das escolas poderá conduzir a uma diminuição do número de infeções, permitindo o alívio da pressão dos serviços de saúde.

Em entrevista à HealthNews o pneumologista António Diniz , foi uma das primeiras figuras da saúde a demostrar a sua discordância com a manutenção das aulas presenciais. Para o especialista a decisão do primeiro-ministro “é um erro”, tendo em conta que existem estudos que apontam que a nova variante detetada no Reino Unido poderá ser mais transmissora nos grupos etários mais novos.

“Com o aparecimento da nova variante, proveniente de Inglaterra, levanta-se a hipótese, pelo menos por parte de um estudo desenvolvido pelo Imperial College of London, que esta nova estirpe seja mais transmissora nos grupos etários mais novos, abaixo dos 20 anos. Isto pelo contrário sustentaria uma maior preocupação e uma maior prudência em relação às escolas”, alerta.

Entrevista completa Aqui.

Esta preocupação começa a ser partilhada por parte da comunidade escolar e dos dirigentes das autarquias com maior risco de infeção. Nos últimos dias têm surgido vários apelos para a suspensão das aulas presenciais.

A forte pressão poderá conduzir a uma mudança na decisão do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta terça-feira que no início da próxima semana especialistas e partidos irão debater a questão das escolas.

Já o primeiro-ministro, António Costa, admitiu na sessão plenária de ontem que não hesitará em fechar as escolas caso a variante inglesa se torne dominante.

Portugal contabiliza 9.467 mortos e 581.605 casos confirmados.

Relatório disponível Aqui.

HN/MMM/ Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights