Órgão regulador do Brasil aprova testes rápidos produzidos por laboratório português

21 de Janeiro 2021

A companhia portuguesa Pantest anuncia que recebeu luz verde por parte da ANVISA para comercialização de testes rápidos à Covid-19.

A Pantest, primeiro laboratório português licenciado pelo Infarmed para fabrico de testes rápidos por imunocromatografia, recebeu certificação da entidade reguladora brasileira (ANVISA) como Cumpridora das Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde e simultaneamente a aprovação dos Testes Rápidos de Coronavírus.

Para Catarina Almeida, Country Manager da Pantest “receber autorização de comercialização da ANVISA, uma das entidades reguladoras mais exigentes do mundo, é para nós um orgulho e o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver, desde anossa fundação em 2014″.

A Pantest fabrica três tipos de testes rápidos para o novo coronavírus: testes de IgM/IgG (que avaliam a resposta imunológica do organismo, determinando a maturidade da infecção por Covid-19); Testes de Ag (teste que por esfregaço determina a presença de vírus) e Testes PCR/RT (teste molecular de determinação de RNA-Vírico).

A aprovação destes testes rápidos ganha força numa altura em que o número de diagnósticos tem vindo a aumentar. O surgimento de novas estirpes mais contagiosas poderá também desempenhar um papel essencial na realização de testes em massa.

A empresa portuguesa de Oliveira de Frades, até agora essencialmente voltada para a exportação, conta já no seu portfólio com mais de vinte tipos diferentes de testes rápidos para diversas patologias, como doenças febris, doenças infecciosas, doenças diarreicas agudas, entre outros.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights