Beber chá verde e café reduz risco de morte em sobreviventes de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco

2 de Fevereiro 2021

Os sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco podem reduzir várias causas de morte e prevenir outros eventos cardiovasculares bebendo chá, de acordo com uma nova investigação publicada hoje no jornal Stroke, da American Stroke Association

O estudo descobriu também que o consumo diário de café ajuda os sobreviventes de ataque cardíaco, ao diminuir o seu risco de morte depois do evento, e pode prevenir ataques cardíacos ou AVC em pessoas saudáveis.

Os benefícios do chá verde e do café a nível cardíaco de indivíduos sem história de doença cardiovascular ou cancro já tinham sido estudados. No estudo “Green tea and coffee consumption and all-cause mortality among persons with and without stroke or myocardial infarction”, os investigadores procuraram determinar os efeitos do consumo de chá verde e café depois de se sobreviver a um AVC ou ataque cardíaco.

“Há uma forte necessidade de evidência científica sobre os estilos de vida dos sobreviventes de AVC e ataque de coração, considerando o rápido envelhecimento da população e a necessidade de aumentar a esperança de vida depois destes eventos cardiovasculares”, diz Hiroyasu Iso, professor de saúde pública na Osaka University, em Suita, no Japão, e autor do estudo.

Os investigadores analisaram dados de mais de 46 mil participantes (com idades compreendidas entre os 40 e 79 anos, sendo que 60% eram mulheres), do Japan Collaborative Cohort Study for Evaluation of Cancer Risk (JACC study) – um estudo conduzido em 45 comunidades japonesas. Aos participantes foi-lhes pedido que completassem um questionário autoaplicável, que incluiu informação sobre demografia, estilo de vida, historial clínico e dieta. Depois, as pessoas foram divididas em três grupos: história de AVC; história de enfarte agudo do miocárdio (EAM); e nenhuma história de AVC ou EAM. Os investigadores analisaram, de seguida, a quantidade e frequência de consumo de chá verde e café, notando que uma típica chávena de chá verde contém aproximadamente 100mL de líquido e um copo de café leva aproximadamente 150 mL de líquido.

Os resultados indicam:

– Quando comparados com participantes que raramente beberam chá verde, sobreviventes de AVC que consumiram pelo menos sete chávenas de chá por dia baixaram o seu risco de todas as causas de mortalidade em aproximadamente 62%. Os investigadores não observaram uma associação estatisticamente significativa entre participantes sem historial de AVC ou ataque cardíaco.

– Sobreviventes de ataque cardíaco que beberam um copo de café por dia reduziram o seu risco de morte em aproximadamente 22%, quando comparados com aqueles que não beberam café regularmente.

– Pessoas sem história de AVC ou ataque cardíaco que consumiram um ou mais copos de café por semana tiveram um risco de mortalidade por qualquer causa aproximadamente 14% menor, comparativamente aos que não bebiam café.

– O consumo de chá verde pode prevenir futuros eventos cardiovasculares em sobreviventes, enquanto beber café pode prevenir o mesmo em pessoas saudáveis.

“Uma importante distinção a fazer é que na cultura japonesa, o chá verde é geralmente preparado com água e sem açúcar. Para além disso, o café é preparado com água e ocasionalmente com leite e açúcar”, disse Iso. “A forma mais saudável de preparar estas bebidas é sem uma quantidade desnecessária de açúcares adicionados”.

Os investigadores notam que este estudo foi observacional, e a razão pela qual beber chá verde e café reduziu o risco de ataque cardíaco e AVC não pode ser determinada. São precisas mais investigações para compreender os pormenores nos diferentes efeitos do chá verde e do café.

Co-authors are Masayui Teramoto, M.D.; Iso Muraki, M.D, Ph.D.; Kazumasa Yamagishi, M.D., Ph.D.; Akiko Tamakoshi, M.D., Ph.D.

Additional Resources:

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights