Incêndio em hospital da Ucrânia faz quatro mortos

4 de Fevereiro 2021

Um médico e três pacientes morreram num incêndio que destruiu o serviço de reanimação para doentes que sofrem de Covid-19 num hospital do sul da Ucrânia, disseram hoje as autoridades do país.

O incêndio terá começado depois da meia-noite num bloco de reanimação da clínica de Zaporijia, cidade de 700 mil habitantes, indicou o serviço de Estado para situações de emergência.

Os bombeiros descobriram quatro corpos e salvaram oito pessoas, duas das quais sofreram ferimentos em virtude do incêndio.

As vítimas são um médico de 27 anos e três pacientes que se encontravam ligados a máquinas de respiração assistida, disse o representante do governo regional.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky exprimiu “sinceras condolências” aos familiares das vítimas e enviou o ministro da Saúde, Maksym Stepanov para o local.

A polícia ucraniana indicou a abertura de um inquérito por “violação das regras de segurança” contra incêndios.

O diretor para a Europa da Organização Mundial da Saúde, Hans Kluge, declarou que se tratou de um “incêndio trágico” e exprimiu solidariedade para com os ucranianos, através de uma mensagem pela rede Twitter.

Em janeiro, um incêndio numa casa de repouso para idosos fez 16 mortos em Kharkiv no leste da Ucrânia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights