Agência Europeia do Medicamento recomenda vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos

18 de Fevereiro 2021

Após muitas dúvidas sobre a eficácia e segurança da administração da vacina da AstraZeneca em maiores de 65 anos a Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quinta-feira que "a vacina pode ser utilizada nos adultos mais velhos".

A lista de países que desaconselhava a toma da vacina em pessoas com mais de 65 anos incluiu também Portugal. Logo depois de ter sido aprovada no espaço da União Europeia, no dia 08 de fevereiro a Direção-Geral da Saúde considerou que, até novos dados estarem disponíveis, o imunizante deveria ser preferencialmente utilizado em pessoas até aos 65 anos de idade.

Para acalmar receios e EMA emitiu hoje uma opinião em que refere que a vacina pode ser administrada nesta faixa etária. “Os especialistas da EMA consideram que a vacina pode ser usada nos adultos mais velhos.”

No entanto, reconhece que aguardam-se mais estudos com “uma maior proporção de participantes idosos”.

Esta vacina tem a vantagem de ser mais barata.

A corrida pela imunidade de grupo poderá sofrer algum atraso, tendo em conta que várias farmacêuticas admitiram atrasados na produção das doses. Por outro lado, a incerteza sobre o aparecimento das novas variantes representa uma nova preocupação para os governos.

Em Portugal a Covid-19 matou mais de 15 mil pessoas e mais de 790 mil infeções.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights