Mortalidade de crianças com menos de 5 anos caiu para metade em Cabo Verde

19 de Fevereiro 2021

Cabo Verde registou globalmente quase 31 mil óbitos de 2007 a 2018, mas a mortalidade entre crianças com menos de 5 anos caiu para metade nesse período, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

De acordo com o relatório de Estatísticas Vitais do INE, referente ao período 2006 a 2018 (com dados de mortalidade a partir de 2007), em 12 anos registou-se “uma tendência de diminuição” de óbitos em crianças menores de 5 anos e de óbitos durante o primeiro ano de vida, “apesar de algumas oscilações em 2012 e 2016”.

Segundo o estudo, a taxa de mortalidade infantojuvenil (crianças menores de 5 anos), oscilou entre um máximo de 25,5 óbitos por cada mil nados-vivos e um mínimo de 14,5 em 2018.

Em termos absolutos, morreram 302 crianças em Cabo Verde com menos de 5 anos em 2008, número que desceu para 153 em 2018.

Já a taxa de mortalidade infantil, referente ao número de óbitos menores de um ano por cada mil nados-vivos, “tende igualmente a reduzir ao longo dos anos”. Nos últimos cinco anos, após um aumento de 2015 para 2016 (14,5 para 16,3), “este indicador tem vindo a apresentar um declínio”, fixando-se em 2018 em 12,9 por cada mil nados-vivos.

A taxa de mortalidade neonatal tem oscilado entre um máximo de 14,6 óbitos, durante os primeiros 28 dias por cada mil nados-vivos, registado em 2012, e um mínimo de 8,3 em 2018, “apresentando uma tendência para diminuição” durante o período do estudo.

A taxa neonatal precoce, referente ao número de óbitos nos primeiros seis dias de vida, tem igualmente “vindo a diminuir”, registando 6,2 óbitos (por cada mil nados-vivos) em 2018.

Globalmente, de 2007 a 2018 registaram-se 30.931 óbitos em Cabo Verde, sendo 17.185 do sexo masculino (55,6%) e 13.746 do sexo feminino (44,4%), com o ano de 2010 a registar o menor número (2.352) e o de 2018 o pico do período (2.836).

Em consequência, a taxa bruta de mortalidade (TBM), oscilou entre 4,6 óbitos por cada mil habitantes, em 2017, e 5,5 em 2008.

Cabo Verde registou em 2018 uma TBM de 5,2 e mais de metade dos óbitos nesse ano foram de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights