Semana Parlamentar Europeia debate hoje governação da UE

22 de Fevereiro 2021

A edição de 2021 da Semana Parlamentar Europeia decorre esta segunda-feira, pela primeira vez por videoconferência, coorganizada pelo Parlamento Europeu e pela Assembleia da República, no quadro da dimensão parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Criada em 2012, esta ‘semana parlamentar’, que visa contribuir para assegurar a “responsabilização democrática dos executivos no domínio da governação económica e da política orçamental na UE”, decorrerá este ano de forma virtual devido às restrições em vigor na Europa devido à pandemia da Covid-19, mas conta com um leque alargado de altos responsáveis políticos, incluindo os líderes das três instituições da UE.

Entre os participantes, contam-se os presidentes dos parlamentos europeu e português, respetivamente David Sassoli e Eduardo Ferro Rodrigues, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, além de vários comissários europeus e parlamentares portugueses.

O evento engloba duas conferências: uma sobre o Semestre Europeu de coordenação de políticas económicas e orçamentais, e a conferência interparlamentar sobre estabilidade, coordenação e governação económica na União.

De acordo com nota da organização, os parlamentares reúnem-se também para debater “o impacto da crise decorrente da Covid-19 nas economias europeias”, nomeadamente “a preparação, por cada Estado-membro, dos planos nacionais de recuperação e resiliência e a definição das prioridades climáticas, sociais e económicas na implementação destes planos”.

Coorganizado pela primeira vez pela Assembleia da República – através das suas Comissões de Assuntos Europeus, de Orçamento e Finanças, de Trabalho e Segurança Social e, neste semestre, também da Comissão de Saúde e da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território -, o evento tem uma sessão plenária de abertura, decorrendo a seguir sessões em simultâneo em diferentes comissões parlamentares do Parlamento Europeu.

A conferência será encerrada com um momento musical, com mais de seis dezenas de guitarristas a interpretarem o tema “Amália”, composto por Frederico Valério, para celebrar o 100º aniversário do nascimento da fadista Amália Rodrigues.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights