Médico recebe primeira vacina contra a Covid-19 na Nigéria no arranque da campanha no país

5 de Março 2021

Um médico foi o primeiro a receber a vacina contra a Covid-19 na Nigéria, marcando, assim, o arranque esta sexta-feira de manhã da campanha de vacinação no país mais populoso de África.

A Nigéria recebeu na terça-feira quase 4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, financiada pelo consórcio Covax, que visa fornecer vacinas a países de baixo rendimento.

Este é o primeiro lote das 16 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, que deverão chegar à Nigéria nos próximos meses, onde os trabalhadores da saúde e outros profissionais considerados de risco serão os primeiros a serem vacinados.

Numa tenda montada no exterior do complexo do Hospital Nacional de Abuja, o médico Ngong Cyprian, vestido com a roupa azul do hospital, recebeu a primeira injeção, perante os aplausos de outros trabalhadores da saúde.

“O pessoal na linha da frente na luta contra o vírus merece a mesma proteção que os seus pares na Europa ou América do Norte, é a nossa prioridade”, disse o diretor da agência nacional responsável pelos programas de imunização, Faisal Shuaib, citado pela agência de notícias France-Presse.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e o vice-presidente, Yemi Osinbajo, serão vacinados no sábado.

A Nigéria quer vacinar, pelo menos, 70% dos nigerianos com mais de 18 anos nos próximos dois anos, mas este número parece muito ambicioso, dados os imensos desafios de segurança e logísticos neste imenso país, densamente povoado, com condições climatéricas severas e estradas difíceis.

“Recentemente, conseguimos imunizar, em massa, [a população face à] poliomielite, mas tivemos de superar [os obstáculos como] as infraestruturas, a logística e as hesitações populacionais”, afirmou Shuaib.

Na terça-feira, a Nigéria registou 157.671 casos de Covid-19, incluindo 1.951 mortes. Mas estes números deverão ser superiores, uma vez que o número de testes realizados é baixo.

África registou nas últimas 24 horas mais 329 mortes por Covid-19, para um total de 105.001 desde o início da pandemia, e 12.273 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights