Recolher obrigatório na Madeira prorrogado até 15 de março

8 de Março 2021

O recolher obrigatório na Madeira foi prorrogado até ao dia 15 de março, revelou esta segunda-feira o presidente do Governo Regional, acrescentando que o alívio das medidas em vigor na ilha está dependente da evolução pandémica da Covid-19 no arquipélago.

À margem da cerimónia alusiva ao 108.º aniversário do Corpo de Polícia Florestal, Miguel Albuquerque lembrou que a Madeira não está em confinamento, mas numa situação de recolher obrigatório, equilibrando as políticas de contenção da pandemia com as do funcionamento da economia.

“Nós estamos numa situação de contenção, mas, com a economia a funcionar, não há confinamento”, disse.

O governante referiu ainda que o Governo Regional agirá e tomará sempre as medidas em consonância com a evolução da doença no arquipélago e com as orientações das autoridades da saúde, realçando que, até abril, haverá “dois ciclos de incubação”.

O Governo Regional prorrogou assim até ao dia 15 de março as medidas de funcionamento das atividades comerciais, industriais e restauração na Madeira, continuando estes setores a encerrar durante a semana às 18:00 e aos fins de semana às 17:00.

Durante a semana, o recolher obrigatório é às 19:00 e, aos fins de semana, às 18:00.

Prorrogada foi também a medida que determina que, ao sábado e domingo, os restaurantes/bares e similares podem continuar a laborar das 17:00 às 22:00, exclusivamente para a confeção de refeições para entrega ao domicílio.

O Governo Regional decidiu ainda prorrogar até ao dia 31 de março o “prazo de isenção temporária do pagamento de rendas e taxas, aplicando-se as regras da proporcionalidade nas dívidas com vencimento não mensal, decorrentes de contratos de arrendamento habitacional e não habitacional, de contratos de concessão, de autos de cessão a título oneroso, de contratos de direito de superfície, que estejam sob a gestão da Vice-Presidência do Governo Regional e dos Assuntos Parlamentares, através da Direção Regional do Património”.

Esta medidas de contenção da pandemia da Covid-19 vigoram a partir das 00:00 de terça-feira até às 23:59 do dia 15 de março de 2021.

Segundo a Direção Regional da Saúde, a Madeira tem 5.570 casos confirmados de Covid-19 desde 06 de março de 2020, havendo a registar 6.725 recuperados, 66 óbitos e 779 situações ativas.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This