Associações promovem debate sobre bexiga hiperativa e icontinência urinária

12 de Março 2021

Na próxima segunda-feira irá decorrer um debate de esclarecimento sobre a Bexiga Hiperativa (BH) e a Incontinência Urinária (IU), promovida por várias associações. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária com o objetivo de informar e sensibilizar os portugueses sobre este problema.

O webinar titulado “Na Bexiga Mando Eu” é promovido pela Associação Portuguesa de Urologia (APU), Associação Portuguesa de NeuroUrologia e Uroginecologia (APNUG), a Secção Portuguesa de Uroginecologia (SPUG) e a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).

Tendo em conta que as estatísticas estimam que  que cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas com mais de 40 anos de idade possam sofrer da síndrome de BH em Portugal várias associações juntam-se sensibilizar a população sobre o impacto na qualidade de vida.

A falta de informação por parte dos doentes, cuidadores e prestadores de saúde é apontada como uma das principais causas para a desvalorização dos sintomas. Já o sentimento de vergonha e a noção errada de que é “um problema da idade”, contribuem para o atraso no diagnóstico.

A prevalência da BH aumenta significativamente com a idade, particularmente a partir dos 40 anos, afetando tanto homens como mulheres. Ainda que não seja uma doença fisicamente incapacitante, dolorosa ou fatal, pode afetar a qualidade de vida dos doentes, levando por vezes à depressão ou ao isolamento.

O debate que conta com o apoio da Astellas Farma é formado por vários intervenientes entre os quais

Paulo Temido – Urologista e presidente da APNUG; Luís Abranches Monteiro – Urologista e presidente da APU; Bercina Candoso – Ginecologista e presidente da SPUG e Filipe Ribeiro, Diretor médico da Astellas Farma.

O webinar que decorre na segunda-feira, às 17h30, será moderado pela jornalista Sandra Torres, da Renascença.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights