Associações promovem debate sobre bexiga hiperativa e icontinência urinária

12 de Março 2021

Na próxima segunda-feira irá decorrer um debate de esclarecimento sobre a Bexiga Hiperativa (BH) e a Incontinência Urinária (IU), promovida por várias associações. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária com o objetivo de informar e sensibilizar os portugueses sobre este problema.

O webinar titulado “Na Bexiga Mando Eu” é promovido pela Associação Portuguesa de Urologia (APU), Associação Portuguesa de NeuroUrologia e Uroginecologia (APNUG), a Secção Portuguesa de Uroginecologia (SPUG) e a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).

Tendo em conta que as estatísticas estimam que  que cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas com mais de 40 anos de idade possam sofrer da síndrome de BH em Portugal várias associações juntam-se sensibilizar a população sobre o impacto na qualidade de vida.

A falta de informação por parte dos doentes, cuidadores e prestadores de saúde é apontada como uma das principais causas para a desvalorização dos sintomas. Já o sentimento de vergonha e a noção errada de que é “um problema da idade”, contribuem para o atraso no diagnóstico.

A prevalência da BH aumenta significativamente com a idade, particularmente a partir dos 40 anos, afetando tanto homens como mulheres. Ainda que não seja uma doença fisicamente incapacitante, dolorosa ou fatal, pode afetar a qualidade de vida dos doentes, levando por vezes à depressão ou ao isolamento.

O debate que conta com o apoio da Astellas Farma é formado por vários intervenientes entre os quais

Paulo Temido – Urologista e presidente da APNUG; Luís Abranches Monteiro – Urologista e presidente da APU; Bercina Candoso – Ginecologista e presidente da SPUG e Filipe Ribeiro, Diretor médico da Astellas Farma.

O webinar que decorre na segunda-feira, às 17h30, será moderado pela jornalista Sandra Torres, da Renascença.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights