Açores com 13 mil pessoas com as duas doses da vacina contra a Covid-19

23 de Março 2021

O Governo dos Açores anunciou na segunda-feira que desde o início do processo de vacinação contra a Covid-19 na região já foram inoculadas 37.687 mil pessoas, sendo que cerca de 13 mil já receberam as duas doses da vacina.

“Desde 31 de dezembro passado e até 21 de março, domingo passado, 37.687 pessoas foram vacinadas nos Açores contra a covid-19: 24.591 com a primeira dose e 13.096 já com ambas as inoculações”, lê-se num relatório divulgado pelo executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Segundo o relatório, o arquipélago tem uma taxa de cobertura de 12,14% com a primeira toma e de 6,46% com a segunda dose da vacina face à população vacinável.

A ilha de São Miguel é aquela que regista uma taxa de cobertura menor face ao número de habitantes, com 10,23% das pessoas a terem uma dose da vacina e 4,94% já com a segunda toma.

São Miguel é a maior ilha açoriana, tendo cerca de 111 mil habitantes com idade superior a 15 anos.

A ilha Corvo, a mais pequena do arquipélago, tem uma taxa de cobertura com a segunda dose da vacina de 87,7%, devido à decisão do Governo Regional de vacinar toda a população daquela ilha do grupo Ocidental, que tem 369 pessoas com mais de 15 anos.

Relativamente à percentagem da população com a segunda dose da vacina, a seguir ao Corvo, seguem-se as ilhas de Santa Maria (16,34%), Graciosa (11,23%), Pico (10,38%), Flores (9,42%), São Jorge (8,96%), Faial (6,62%) e Terceira (6,40%).

Este foi o primeiro relatório detalhado sobre o processo regional de vacinação nos Açores que foi divulgado.

Também ontem, foi anunciado que o vice-presidente do executivo dos Açores, Artur Lima, pediu ao Governo da República para invocar o acordo bilateral com os EUA para obter o fornecimento de vacinas aos açorianos contra a Covid-19.

Das nove ilhas dos Açores, apenas São Miguel tem atualmente casos ativos de infeção, num total de 124, dos quais 22 no concelho da Lagoa, um no Nordeste, 82 em Ponta Delgada, dois na Povoação, dois em Vila Franca do Campo e 15 na Ribeira Grande.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.080 casos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.819 pessoas. Foram ainda reportados 29 óbitos associados à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

André Gomes (SMZS) “Médicos satisfeitos não precisam de ser prestadores de serviços”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, André Gomes, recém-eleito presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) para o triénio 2025-2028, traça as prioridades do mandato. O foco absoluto é inverter a perda de poder de compra e a degradação das condições de trabalho no SNS. A estratégia passa por pressionar o Ministério da Saúde, já em mediação, para repor direitos como as 35 horas e atualizar salários. Combater a precariedade e travar a fuga de médicos para o privado e internacional são outras batalhas, com a defesa intransigente de um SNS público como bandeira

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights