Alojamentos de Viseu deverão ficar “às moscas” nesta Páscoa

28 de Março 2021

A forte atividade económica que habitualmente se regista em Viseu na Páscoa graças à circulação de portugueses e de espanhóis vai, este ano, não se voltar a verificar, devendo os alojamentos da região ficar “às moscas”.

Esta é a convicção do presidente da delegação de Viseu da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Jorge Loureiro, que considera que o fim de semana da Páscoa será “ainda pior” do que têm sido os últimos meses, atendendo às restrições impostas devido à Covid-19.

“Aqueles que eram os quatro melhores dias de fazer negócio por altura da Páscoa, de grande atividade económica, vão é traduzir-se nos piores, porque nem teremos os profissionais que têm vindo durante a semana”, disse o responsável à agência Lusa.

Segundo Jorge Loureiro, “grande parte da oferta da região de Viseu, entre 60 e 65%, está hoje fechada”, incluindo hotéis, apartamentos, turismo rural e unidades de alojamento local.

“A parte que se manteve a funcionar tem tido essencialmente a procura de consumidores internos, mas muito ligados à atividade económica, isto é, pessoas que estão deslocadas na cidade por razões profissionais e não de lazer”, explicou o também vice-presidente da AHRESP.

O empresário lembrou que à volta de Viseu, concretamente nos concelhos vizinhos de Oliveira de Frades, Vouzela, Tondela e Mangualde, há grandes empresas e que muitos dos seus funcionários necessitam de alojamento.

“Mas estas pessoas vão para casa na quarta ou na quinta-feira da próxima semana. E, com o impedimento de circular entre concelhos, as poucas unidades hoteleiras que hoje estão abertas ainda terão mais dificuldades”, lamentou.

Neste âmbito, “a expectativa de qualquer atividade nestes dias da Páscoa é nula”, frisou.

Por não ter procura, o próprio Jorge Loureiro só deverá abrir o seu hotel na cidade de Viseu a seguir à Páscoa, depois de três meses fechado.

“Só nessa altura é que se justificará, porque é fundamental as pessoas poderem ter mobilidade de concelho para concelho”, frisou.

Jorge Loureiro lembrou que, antes da pandemia, o movimento de turistas portugueses e espanhóis em Viseu começava já a partir do fim de semana que antecede a Páscoa.

“Esta semana que vamos entrar era muito forte. Os espanhóis têm essa tradição de sair para Portugal. Este ano não vai acontecer nada disso, à semelhança do que já aconteceu em 2020”, lamentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights