Na passada quinta-feira, dia 25 de março, José Manuel Boavida venceu as eleições para a presidência da APDP. Os corpos gerentes foram eleitos em Assembleia Geral e a tomada de posse teve lugar no próprio dia.
O presidente reeleito sublinha que “é uma honra poder continuar a servir esta nobre causa”, garantido que tem como objetivo “dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos 95 anos de existência na defesa dos direitos das pessoas com diabetes e na sensibilização da comunidade para todas as dimensões que envolvem esta doença”.
A direção reeleita integra ainda João Raposo, como Diretor Clínico, Maria Antónia Almeida Santos, Horácio da Silva Negrão, Lurdes Serrabulho, Teresa Laginha e Paula Macedo.
Entre os objetivos definidos pela direção foi anunciada: a continuação da defesa de todas as pessoas com diabetes e da sua integração na sociedade, o desenvolvimento dos Serviços de Apoio Domiciliário e de telemedicina, os programas de educação terapêutica e a participação na estratégia de controlo e combate à Covid-19 e suas consequências.
João Filipe Raposo considera que “os próximos quatro anos trazem muitos desafios. O impacto que a pandemia da Covid-19 está a ter nas pessoas com diabetes, muitas vezes resultantes da interrupção dos cuidados de saúde, exigirá um esforço ainda mais acrescido de acompanhamento atento e próximo por parte da APDP.”
Neste sentido o Diretor Clínico aponta que “retomar rastreios, retomar programas na comunidade, retomar os cuidados presenciais, dinamizar a intervenção nos bairros e comunidades, são eixos fulcrais na resposta à pandemia da diabetes.”
O antigo Procurador-Geral da República, Conselheiro José Narciso Cunha Rodrigues, é o presidente da Assembleia Geral e o Conselheiro Alfredo Sousa, ex-Presidente do Tribunal de Contas e antigo Provedor de Justiça é o Presidente da Comissão de Fiscalização.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments