Novo Governo eslovaco toma posse depois de crise causada por vacinas

1 de Abril 2021

O novo Governo eslovaco, liderado por Eduard Heger, tomou esta quinta-feira posse, encerrando uma longa crise política desencadeada pela decisão do ex-primeiro-ministro de comprar as vacinas russas anti-covid-19 Sputnik V.

Igor Matovic renunciou na terça-feira ao seu cargo, após intensas críticas dentro da coligação governamental devido sobretudo à sua gestão da pandemia, que atingiu duramente a Eslováquia.

“As pessoas esperam ação e resultados. Temos muito que fazer”, afirmou hoje Eduard Heger, após a cerimónia, enquanto a Presidente, Zuzana Caputova, referia que o novo Governo tem de “restaurar a confiança dos cidadãos”.

Matovic permanece no Governo como ministro das Finanças, o antigo cargo de Heger.

A pasta da Saúde foi entregue a Vladimir Lengvarsky, até agora diretor do Hospital Central do Exército.

A crise de saúde diminuiu ligeiramente na Eslováquia nos últimos dias, mas o país, que ocupou durante semanas o primeiro lugar do mundo na lista dos países com mais mortes ‘per capita’ causadas por Covid-19.

Atualmente o país encontra-se no sétimo lugar, com uma média de 17,97 mortes por cada 100 mil habitantes registada nos últimos 14 dias, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,8 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 128,1 milhões de casos de infeção.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights