“O grupo parlamentar do PS considera que os nadadores-salvadores no ativo devem ter prioridade na vacinação contra a covid-19”, lê-se numa nota divulgada pelo PS/Madeira.
No comunicado, os socialistas referem que entregaram na Assembleia Legislativa Regional um pedido de esclarecimento ao secretário da Saúde sobre esta situação.
Nesse pedido de esclarecimento, o PS/Madeira questiona o governante sobre “os critérios subjacentes à priorização na vacinação contra a covid-19” dos nadadores-salvadores.
Citada na nota, a deputada socialista Mafalda Gonçalves explica que “a bem da segurança de todos os banhistas”, decidiu solicitar esclarecimento ao secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira “sobre os critérios adotados e que permitiram que apenas alguns destes profissionais tenham sido inoculados”.
A parlamentar argumenta que, “com o aproximar do verão, os nadadores-salvadores devem ser rapidamente incluídos no plano regional de vacinação para que já estejam imunizados quando se iniciar a época balnear”.
Mafalda Gonçalves diz “serem incompreensíveis os critérios subjacentes que possibilitaram que apenas alguns profissionais já tenham sido vacinados, deixando todos os outros de fora e sem que tenha havido, até ao momento, qualquer contacto no sentido de agendar a sua vacinação”.
A parlamentar enfatiza que “em causa estão dezenas de nadadores-salvadores que se encontram no ativo, muitos dos quais já exercem a atividade durante todo o ano”, acrescentando que “apenas menos de uma dezena de nadadores-salvadores receberam a vacina” até ao momento.
“A não existirem critérios claros e bem definidos que sustentem a posição tomada pelo secretário regional em relação a estes profissionais, estamos perante uma discriminação grosseira e sem precedentes e que merece o nosso total repúdio”, declara Mafalda Gonçalves.
De acordo com os dados divulgados na quarta-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira diagnosticou 20 novos casos de Covid-19 e mais 14 doentes recuperados, estando notificadas 314 situações ativas.
A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
LUSA/HN
0 Comments