De acordo com os dados avançados em comunicado, na área de abrangência da ULS do Nordeste, que corresponde ao distrito de Bragança, “foram referenciadas 273 pessoas acamadas para vacinação contra a covid-19, das quais já se encontram vacinadas, até à data, 163”.
As equipas dos centros de saúde estão a deslocar-se ao domicílio destes doentes para administrar a vacina, possibilitando “assim que pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar, atendendo às suas necessidades e constrangimentos específicos”.
A ULS do Nordeste explica que “o processo de vacinação domiciliária começa com o agendamento prévio, sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses”.
No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina, segundo a fonte.
“Após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso de surgir alguma eventual reação à vacina, e segue então caminho para a vacinação noutro domicílio”, acrescenta.
As equipas de vacinação da ULS do Nordeste continuam também a vacinar, de acordo com o plano nacional de vacinação, os utentes desta região nos diversos Centros de Vacinação em funcionamento com a colaboração das respetivas câmaras municipais.
No distrito de Bragança foram administradas, até sexta-feira, 48.659 mil vacinas contra a Covid-19, o que significada que perto de 40% da população já recebeu, pelo menos, uma dose.
O número de pessoas com a vacinação completa, ou seja, com duas doses, é de 14.430, que corresponde a 11,5% dos cerca de 125 mil habitantes da região.
A ULS do Nordeste “recomenda aos utentes que aguardem com tranquilidade o contacto dos serviços de saúde para a toma da vacina”.
Alerta ainda para que depois da administração da vacina “continuem a ser adotadas as medidas de prevenção da covid-19, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos e as regras de etiqueta respiratória”.
O distrito de Bragança registava, no último boletim oficial das autoridades de saúde, datado de sexta-feira, 58 casos de infeção ativos pelo novo coronavírus, sendo que metade dos 12 concelhos não tinha qualquer ocorrência.
O concelho de Mirandela tinha 25 casos, o de Miranda do Douro 12, Bragança 11, Vinhais cinco, Macedo de Cavaleiros quatro e Vila Flor um.
LUSA/HN
0 Comments